Fotografia: Câmara de Lousada

Lousada foi palco da apresentação do projecto Portugal Inovação Social, iniciativa que decorreu no âmbito do Conselho Local de Acção Social (CLAS) especial, informou a autarquia.

Segundo a mesmo fonte, o projecto Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional que pretende contribuir para a dinamização de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) em Portugal, bem como para a criação de práticas de investimento que tragam novos actores (públicos e privados) maior escala ao financiamento da inovação social e estimulando a filantropia de impacto.

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 4 de Dezembro e podem candidatar-se instituições particulares de solidariedade social, cooperativas e associações, fundações, misericórdias, mutualidades e subsector comunitário e auto-gestionário Para informações adicionais e preenchimento da candidatura deve ser consultado o sítio da internet www.portugalinovacaosocial.pt.

Citada em comunicado, a Coordenadora do Portugal Inovação Social da Região Norte, Helena Loureiro, presente nesta apresentação, realçou que esta é uma iniciativa pública e pioneira a nível europeu, que gere 150 milhões de euros, cuja finalidade passa por financiar, exclusivamente, projectos de inovação e de empreendedorismo social.

A vereadora da Acção Social, Cristina Moreira, confirmou que a realização desta reunião foi fundamental para os vários actores, tendo permitido que as instituições conhecessem os prazos das candidaturas para linhas de financiamento, assim como todos os contornos associados ao projecto. “Este é um programa que assenta muito na Rede Social de Lousada que trabalha em conjunto para resolver os problemas do território”, referiu.

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional que pretende contribuir para a dinamização de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) em Portugal, bem como para a criação de práticas de investimento que tragam novos actores (públicos e privados) e maior escala ao financiamento da inovação social, estimulando a filantropia de impacto.

Além de promover a inovação e o empreendedorismo social, o projecto tem como propósitos criar instrumentos de investimento social e capacitar os actores do sistema de inovação e empreendedorismo social em Portugal.

Pretende-se que os problemas sociais tenham novas respostas, que passem por ser diferentes das convencionais, eficazes no combate ao problema social e eficientes na utilização de recursos.

O financiamento gerido pela Portugal Inovação Social é orientado para projectos designados como Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), em que promove a aproximação entre investidores sociais e as organizações responsáveis pela implementação desses projectos inovadores.

Os instrumentos de financiamento são respeitantes a quatro áreas, a capacitação para o investimento social, parcerias para o impacto, títulos de impacto social e fundo para a inovação social.