Fotografia: Junta de Freguesia de Ermesinde

A primeira edição do concurso “A Melhor Rabanada”, uma iniciativa da Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo em articulação com a Junta de Freguesia de Ermesinde, contou aproximadamente com 30 concorrentes.

Segundo Miguel Oliveira, tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde, o evento excedeu todas as expectativas tanto em número de concorrentes como de participantes, com o edifício da Junta de Freguesia de Ermesinde a apresentar uma boa moldura humana.

“Para um primeiro concurso julgo que superamos todas as expectativas. Tínhamos definido como limite máximo os 50 participantes e participaram quase 30, o que para um primeiro evento foi óptimo”, disse, salientado que o espaço do edifício da Junta de Freguesia foi pequeno para acolher tantas pessoas que além do concurso tiveram, também, oportunidade de participar numa tertúlia tendo como mote o pão de Valongo que contou com as presenças de Manuel Augusto Dias e José Manuel Pereira.

Ao Verdadeiro Olhar, Miguel Oliveira realçou, também, que a verba arrecada com a realização do concurso “A Melhor Rabanada”, no valor de 750 euros, foi entregue aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, tendo o concurso contado com personalidades bem conhecidas da gastronomia nacional, como o Chef Hélio Loureiro, Confrade Honorário da Confraria, nomeado este ano para os Gourmand Awards.

Fotografia: Junta de Freguesia de Ermesinde

Falando do concurso, Miguel Oliveira enfatizou o facto dos três primeiros premiados serem todos de Ermesinde, tendo o primeiro prémio sido entregue a Palmira Barbosa (Pão Quente Sousa), o segundo à  Confeitaria Glorinha e o terceiro lugar a Maria Amélia Pereira.

O tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde ressalvou, também, que esta primeira edição confirmou ser uma aposta ganha, sendo objectivo da organização dar continuidade ao concurso nos próximos anos.

O evento foi animado pela Associação Académica e Cultural de Ermesinde que, através do seu Grupo de Cavaquinhos, abrilhantou o evento.

O júri integrou, também, os nomes de João Ribeiro da Confeitaria Damira, Tiago Cunha da Confeitaria Docetiana, Miguel Oliveira da JFE e José Machado da ESV.