O concelho de Valongo terá em funcionamento, a partir de dia 6 de Maio, em Ermesinde, uma Loja do Cidadão. A data foi anunciada pelo presidente da autarquia, no período antes da ordem do dia da reunião de câmara semanal, sublinhando que o acto inaugural contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

A Loja do Cidadão, que se situa no Edifício Faria Sampaio, em Ermesinde, concentrará serviços como balcões do Instituto da Segurança Social, Instituto dos Registos e do Notariado, Autoridade Tributária, bem como serviços da autarquia, nomeadamente um Gabinete de Apoio ao Munícipe e um Espaço do Cidadão, onde poderá tratar de assuntos relacionados com ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Instituto da Mobilidade Terrestre, Autoridade para as Condições de Trabalho, Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outros .

Num desdobrável informativo que foi distribuído pelas caixas de correio dos munícipes, o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, sublinha que a abertura desta Loja do Cidadão “é mais um objectivo cumprido no processo de modernização administrativa em curso que conta já com a desmaterialização total dos serviços camarários acessíveis através da internet”. O autarca  destaca ainda a “localização estratégica” da loja que acredita que será “uma mais-valia não só para os munícipes de Valongo, mas também para os habitantes dos concelhos vizinhos”. “Estimamos que mais de 200 mil pessoas por ano possam aqui tratar de inúmeros assuntos com toda a comodidade, num edifício moderno e funcional, reabilitado para o efeito, próximo das suas residências ou locais d trabalho”, sublinha.

A Loja do Cidadão vai funcionar de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h30 e aos sábados das 09h00 às 13h00.