O escritor Miguel Miranda esteve, no final da semana passada, na Biblioteca Municipal de Penafiel para a apresentação do seu livro “Sem Coração”.

A apresentação do livro esteve a cargo do escritor e jornalista penafidelense Germano Silva.

Miguel Miranda é médico e autor de vários romances, livros de contos e livros infantis. Recebeu o Grande Prémio de Conto da APE, pelo livro Contos à Moda do Porto (1996); o Prémio Caminho de Literatura Policial pelo livro “O Estranho Caso do Cadáver Sorridente” (1997); e o Prémio Fialho de Almeida em duas ocasiões, pelos livros “A Maldição do Louva-a-Deus” (2001) e “Todas as Cores do Vento” (2013).

Foi finalista do Prémio PEN Narrativa 2012 (Todas as Cores do Vento) e do Prémio Violeta Negra 2014 do Festival de Literatura Policial de Toulouse (Donnez Leur, Seigneur, le Repos Éternel, edição francesa de Dai-lhes, Senhor, o Eterno Repouso).

No catálogo da Porto Editora figuram já os seus romances “Dai-lhes, Senhor, o Eterno Repouso”, “Todas as Cores do Vento” e “A Paixão de K”, bem como o livro de contos “A Fome do Licantropo” e “Outras Histórias”.

No livro “Sem Coração”, o autor fala do roubo do coração de D. Pedro IV. “Dois homicídios, encapotados de morte natural, e o roubo do coração do rei D. Pedro IV do mausoléu da igreja da Lapa, no Porto, são o pretexto para uma nova investigação do detective privado Mário França. Por entre as linhas da narrativa, e pela voz do seu protagonista, naquela que é a primeira obra ficcional sobre o coração do rei D.Pedro IV, bastião nacional da liberdade, Miguel Miranda tece uma sincera homenagem à cidade do Porto e aos ideais da causa liberal, bem como uma análise histórica, em particular ao momento que deu origem ao famoso epíteto de Invicta: o cerco da cidade”, diz a sinopse.