A LIPOR, entidade responsável pela gestão e valorização de Resíduos Urbanos de oito municípios do Grande Porto, entre eles Valongo, vai integrar um projecto europeu – o HOOP, Urban Circular Bioeconomy Hub – que arranca em Outubro, com 23 parceiros de 10 países.

Em comunicado, a LIPOR explica que lidera a participação nacional, que conta ainda com duas pequenas e médias empresas de São João da Madeira e Ovar.

“A LIPOR irá participar no projecto HOOP como região Farol. A participação visa consolidar a posição do Grande Porto como referência para economia circular e para a produção de produtos de base biológica com origem em bio-resíduos”, referem.

“O principal objectivo do projecto HOOP é fornecer Assistência ao Desenvolvimento do Projecto a um grupo de oito cidades/regiões Farol, dotando-as dos conhecimentos administrativo, técnico, económico, financeiro e jurídico necessários para desbloquear investimentos concretos e desenvolver iniciativas de bio-economia ao nível local. As iniciativas irão ter como objectivo a obtenção de produtos de base biológica seguros e sustentáveis a partir da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos ou das lamas das águas residuais urbanas. Após a implementação deste projecto (2020-2024), os resultados serão convertidos em investimentos concretos (estimados em €51,7 milhões) em iniciativas de bio-economia urbana nas cidades Farol”, acrescenta ainda a informação enviada.

O orçamento do projecto é de nove milhões de euros e integra Murcia (Espanha), Bergen (Noruega), Kuopio (Finlândia), Almere (Holanda), Albano-Laziale (Itália), Grande Porto (Portugal), Kozani (Grécia) e Münster (Alemanha).

Estas “cidades Farol do HOOP” actuarão como demonstradoras para replicar modelos de bio-economia circular em toda a Europa e noutros territórios internacionais.

Publicidade