O Museu Municipal de Penafiel foi palco, na passada quinta-feira, das Jornadas sobre “Novos Paradigmas da Manutenção Hospitalar”.

O encontro foi organizado pelo Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e contou com a presença de vários profissionais ligados à área técnica de instituições de saúde nacionais, diz nota de imprensa.

“Tal como na medicina, a manutenção tem também de ser preventiva”, frisou Carlos Vaz, presidente do Conselho de Administração do CHTS, na sessão solene de abertura das Jornadas, que contou ainda com a presença de Susana Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, e Vasco Ribeiro, Coordenador Técnico do SIE do CHTS.

O programa das jornadas foi dividido em quatro painéis, “Abordagem à Implementação de um sistema de Gestão da Manutenção” onde, por exemplo, foi apresentada a evolução ao longo dos anos do CHTS ao nível dos sistemas de informação na manutenção hospitalar; “Sinergias Multidisciplinares”; “Fiabilidade da manutenção nos equipamentos de electromedicina” e “Eficiência energética”.