A Câmara de Paredes quer avançar com a reformulação do antigo Estádio Municipal das Laranjeiras já em 2020. O projecto de reabilitação já existe e o concurso público deverá ser lançado ainda este ano.

Alexandre Almeida, que esta terça-feira fez um balanço dos dois primeiros anos de mandato e projectou o futuro, adiantou que a obra será feita em duas fases.

“Queremos manter a traça que existia. O bar de apoio ao estádio mantém-se e serão construídas bancadas”, disse o presidente da Câmara. Há ainda a possibilidade de um restaurante de apoio.

Maqueta 3D do Estádio das Laranjeiras
Maqueta 3D do Estádio das Laranjeiras

A obra avançará de forma faseada, sendo o investimento inicial de 750 mil euros. “Na fase posterior, a construção da outra bancada, junto aos campos de treinos, terá um custo muito semelhante, mas já num próximo mandato”, explicou Alexandre Almeida.

Recorde-se que, na semana passada, o projecto de execução para a reabilitação e reconversão do antigo pavilhão gimnodesportivo das Laranjeiras em Fórum Cultural de Paredes também foi aprovado, por unanimidade, em reunião de executivo.

A candidatura para financiar o investimento ronda os 2,6 milhões de euros. O espaço será convertido num “multiusos” e modernizado, mas vai manter a traça original. A obra deverá começar rapidamente.

Publicidade

“A nave principal manterá as dimensões, as bancadas serão adaptadas para permitir a entrada de viaturas e outros equipamentos e os balneários serão totalmente refeitos”, referiu Alexandre Almeida, na semana passada. “A segunda nave, nas traseiras, vai ser mantida, mas ampliada, permitindo também eventos e haverá duas salas polivalentes com cerca de 300 metros cada uma, além de um espaço de cafetaria”, acrescentou.

Aspecto exterior do pavilhão | Imagem 3D

Num encontro com os jornalistas, e falando de outros projectos, o autarca adiantou que a piscina ao ar livre vai exigir um investimento de 800 mil euros e que a câmara vai avançar com o saneamento no sul do concelho.

Alexandre Almeida lembrou ainda que as obras nos balneários da Cidade Desportiva deverão estar prontas até Março do próximo ano. O investimento ronda os 500 mil euros.