Foi com o Sunset “10 anos MaioÀbrir – 10 horas NonStop” que arrancou mais uma edição do Festival MaioÀbrir, em Abragão, Penafiel. A iniciativa decorreu esta quinta-feira e juntou vários DJ’s da região do Tâmega e Sousa.

Mas os 10 anos do MaioÁbrir ainda têm muito para oferecer hoje e amanhã. Do cartaz musical fazem parte nomes como Frank Maurel, Improve, The Bentley Band, Higway Power Blues, Os Nau, 9OnTop e Jonhway Sousa. Haverá ainda o já tradicional Passeio TT | Enduro onde devem participar cerca de meia centena de jipes e motos. A novidade é o primeiro Passeio BTT Nocturno, com um percurso de 25 quilómetros.

O evento é organizado pelo Rancho Folclórico de Abragão, com o apoio do Centro Social e Cultural de Abragão, da Junta de Freguesia de Abragão e da Câmara Municipal de Penafiel.

 

Frank Maurel é o cabeça de cartaz em termos musicais

Todos os anos, Abragão recebe, no final de Maio, o MaioÀbrir. O festival está a comemorar 10 anos de existência. Por isso, arrancou com uma novidade: um sunset com a presença de vários DJ’s.

Em termos musicais, o evento continua esta sexta-feira com a participação de quatro bandas de rock (com originais e covers) e os Dj´s Frank Maurel, Jonhway Sousa, FCosta e os “9OnTop.

Esta sexta-feira, às 22h00, a banda Improve inaugura o palco principal do MaioÀbrir, no anfiteatro Santa Mafalda. Esta banda de Abragão conta já com um número significativo de originais e está em fase de gravação. “Não Vales Nada”; Revolta-te”; “Querer ser Mais” ou “ Melhorar” são alguns dos êxitos.

Às 23h00, é a vez dos “The Bentley Band”, entrarem em cena para interpretar temas já imortalizados por diversos artistas das décadas de 60/70/80 com uma vertente de Funk/Blues moderna. A programação de sexta-feira fecha, a partir das 24h00, com FCosta, “9OnTop” e uma dupla de DJ’s apadrinhada pela Cultech.

No sábado, dia 28, às 22h00, é a vez dos Higway Power Blues apresentarem ao público uma viagem aos grandes clássicos do Blues, com temas de BB King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, Ray Charles, Pink Floyd, The Black Mamba, Jimi Hendrix, e muitos outros. Seguem-se no palco Os Nau, uma banda de Tributo ao Rock/Pop Português. A noite termina com Jonhway Sousa e Frank Maurel, este último um dos símbolos da electrónica nacional e um dos pioneiros da “Dance Scene” portuguesa.

 

Passeios TT, Enduro e BTT Nocturno no sábado

Como habitual, o MaioÀbrir vai organizar um Passeio TT | Enduro, no sábado. O ponto de encontro está marcado para as 8h30, no Centro Social e Cultural de Abragão. São esperados cerca de meia centena de jipes e motos para participar “num trajecto com características bem próprias, reunindo na mesma prova, troços de passeio acessível com outros de maior exigência técnica”, diz a organização.

A partir das 15h00, os interessados poderão participar numa prova de obstáculos, “mais radical, agreste e ao mesmo tempo mais espectacular, num ambiente cheio de adrenalina, espectáculo, mas acima de tudo de convívio”, prometem ainda.

No âmbito das comemorações dos 10 anos do Festival, será ainda realizado, ao final do dia o 1.º Passeio BTT Nocturno. Decorrerá entre as 18h30 e as 21h30 e contará com uma extensão de cerca de 25 quilómetros, pelos trilhos e paisagens da região banhada pelo Rio Tâmega.

A concentração será às 18h30 no Centro Social e Cultural de Abragão. A chegada está prevista para as 21h00/21h30 no Centro Social e Cultural de Abragão. As inscrições são efectuadas no próprio dia.