Para sensibilizar para a protecção do ambiente, o Projecto BioSénior fez um vídeo para assinalar o Dia Internacional da Terra.

Criado em Janeiro do ano passado, o projecto “promove dinâmicas educativas e interactivas onde os idosos são os protagonistas, misturando sabedoria, vivências e emoções para lembrar a comunidade sobre a importância de cuidar do planeta”. Ao mesmo tempo, é promovido o envelhecimento activo e a inclusão social.

Há já 380 seniores envolvidos no concelho. A pandemia levou à criação de novas ideias para “empoderar os idosos a tornarem-se embaixadores do ambiente”, diz nota de imprensa.

Foi realizada a produção e oferta, porta-a-porta, de conteúdos pedagógicos ligados ao ambiente e à natureza, como livros de jogos; livros de desmistificação de mitos alusivos à fauna menos carismática; jornais; livros sobre a política dos R’s; mini-ecopontos, até calendários ilustrados sobre as efemérides anuais ligadas ao ambiente. Têm sido realizadas entrevistas para uma rubrica semanal, foram realizadas umas jornadas vocacionadas para o mundo sénior e, mais recentemente, “a equipa BioSénior criou um momento de partilha entre os seniores e os técnicos do projeto, no qual os seniores foram encorajados a falar sobre a sua visão no que toca à necessidade de preservar os valores naturais do planeta e as tradições ligadas à natureza”.

“Daí surgiu uma frase, da autoria dos idosos, que resumia o seu pensamento e opinião. Mais tarde, os seniores tiveram uma experiência única ao participarem de uma filmagem nos jardins e quintais das suas casas, onde a mensagem que cada um expressou surgiu apresentada num cartaz”, refere a Câmara. O vídeo foi hoje lançado. Veja aqui.