Testar a operacionalidade do Plano de Segurança Interno do Hospital e a articulação com os meios de socorros externos, nomeadamente com os Bombeiros, GNR e Protecção Civil Municipal foi o objectivo de um simulacro que decorreu, esta semana, na Biblioteca do Hospital Padre Américo.

O alarme de incêndio foi dado por volta das 12h08 e foi efectuada a evacuação dos utentes e funcionários da zona envolvida para local seguro.

Depois, a Brigada de incêndio interna foi activada realizou a primeira intervenção, diz nota de imprensa do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Ao mesmo tempo, foram accionados os meios de socorro externos, GNR e Bombeiros Voluntários de Penafiel que demoraram, cerca de 10 minutos a chegar ao hospital.

“Esta operação envolveu, além da equipa interna, composta por elementos da Segurança e do Serviço de Instalações e Equipamentos, três viaturas e sete operacionais dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, uma viatura e dois agentes da GNR de Penafiel e uma viatura da Protecção Civil Municipal e dois elementos constituintes da estrutura municipal”, refere o hospital.

 

“Apesar de todo o cuidado dos profissionais do CHTS e dos planos de segurança existentes, é fundamental testar no terreno a capacidade de resposta bem como os procedimentos adoptados e corrigir o que tiver de ser corrigido. Felizmente correu tudo bem”, defende o presidente do conselho de administração do CHTS, Carlos Alberto.