O Estádio de Sonhos é, desde as 10h00 de hoje, 7 de Dezembro, municipal. O acto de posse administrativa da propriedade foi público e José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, aproveitou para anunciar que no Verão, no final da época desportiva, será colocado o relvado sintético no agora estádio municipal de Ermesinde.

destak

No acto público, a que assistiram dirigentes do Ermesinde Sport Clube 1936 e vários adeptos, e durante a assinatura da tomada de posse, José Manuel Ribeiro frisou que “ganhou o interesse público”. Aos jornalistas explicou que serão realizadas, de imediato, intervenções em situações urgentes, como obras nas bancadas em risco de ruir e nos balneários, onde será substituída a cobertura de fibrocimento que apresenta fissuras. Para o final da época, disse, está prevista a instalação do relvado sintético, permitindo que as camadas jovens passem a treinar também em Sonhos, em vez de treinarem no Complexo Desportivo Montes da Costa, para onde a autarquia tem já um projecto mas que se escusou a revelar pormenores. José Manuel Ribeiro destacou ainda que com a municipalização do campo de jogos em Ermesinde, Valongo passa a ter condições em todas as freguesias para que os jovens pratiquem desporto. “Investir no desporto é apostar nas pessoas. As nossas crianças não terão que sair para outros concelhos vizinhos por não terem condições para a prática desportiva na sua terra”, sublinhou José Manuel Ribeiro.

Para Jorge Costa, presidente da direcção do Ermesinde Sport Clube 1936, este é o “Dia D”. “Para o clube e adeptos este dia é especial”, disse, sublinhando que a partir de hoje desaparecem as preocupações sentidas nos últimos quatro anos, em que viveram sempre na iminência de serem despejados pelo então proprietário do campo de jogos. Não obstante a satisfação com o momento que simboliza a municipalização do estádio, o presidente do ESC 1936 considera que este “tem de ser o primeiro passo” para dotar os Sonhos de condições para a prática desportiva seja pelo clube de futebol ou de outras colectividades da freguesia de Ermesinde. De destacar que a tomada de posse administrativa vai possibilitar que o ESC1936 dispute amanhã, em Sonhos, a Taça AFP frente à Aparecida e que domingo haja derbi no estádio, onde se defrontam o ESC1936 e o Alfenense. Dois jogos que o clube temia não poder disputar em casa, uma vez que o prazo para entrega da chave ao proprietário havia já terminado.

Apesar de ter sido tomada a posse administrativa do estádio, a expropriação do mesmo só será concluída assim que seja estabelecido o valor da indemnização que a Câmara de Valongo terá de pagar, sabendo-se já que a IMOSÁ, que detinha a propriedade, vai contestar em tribunal o proposto no processo que tem por base uma avaliação de 154 mil euros.