Hoje assinala-se o Dia Europeu do 112, com o objectivo de aumentar o conhecimento e a consciencialização sobre o Número Europeu de Emergência.

“O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) recordam os cidadãos que, em caso de emergência, devem contactar o Número Europeu de Emergência – 112. Este é um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia em todo o território nacional, bem como nos restantes países da União Europeia”, refere o INEM em nota.

Mas, por outro lado, destaca que “em Portugal, ainda se registam muitos contactos de cidadãos para o 112 de situações que não se enquadram na categoria de emergência, o que representa uma dificuldade acrescida para garantir a manutenção da eficácia da resposta do sistema”.

De acordo com dados avançados pelo INEM ao JN, em 2021 foram registadas quase 105 mil chamadas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de “falsas emergências”. Isso representa uma média de 287 contactos diários de pessoas que ligaram erradamente ou foram encaminhadas sem precisar para o CODU, através do 112. Diariamente, o INEM recebe entre 3500 a 4000 pedidos de ajuda.