João Teixeira com o director do Cenfim Ermesinde, Dário Pinto, e com Marlene Moreira, antiga campeã nacional de Paredes que lecciona no Cenfim e ajuda na preparação dos formandos

Foram os melhores resultados que se poderiam esperar. João Teixeira, de 20 anos, formando do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Ermesinde, ganhou a Medalha de Ouro na profissão “Mechanical Engineering CAD” no EuroSkills 2021, Campeonato Europeu das Profissões, que terminou este domingo. Além disso, foi distinguido como “Best of the Nation”, por ter tido o melhor resultado entre os concorrentes da comitiva portuguesa.  

A competição decorreu na Áustria e estiveram em competição 48 profissões, num total de 400 jovens. A comitiva portuguesa competiu em 15 profissões, conseguindo no total três lugares no pódio e seis medalhas de excelência. A medalha de ouro de João Teixeira foi a única conseguida por Portugal. (Veja aqui o vídeo do anúncio da vitória)

Ganhou “tudo o que podia ganhar”

Foto: DR

João Teixeira, de Castelo de Paiva, tinha ganhado o direito de representar o país ao sagrar-se campeão nacional de Desenho de Construções Mecânicas. O seu percurso de sucesso já se fazia adivinhar quando conquistou ainda, recentemente, a Medalha de Ouro (campeão nacional) em Prototipagem Rápida no 1.º Campeonato Nacional de Profissões Digitais, iniciativa do IEFP/WorldSkills Portugal.

O jovem partiu para a Áustria com ambições e chegou ao topo do pódio, ganhando “tudo o que podia ganhar”.

Foram três dias de provas de “altíssimo nível” e de “elevada dificuldade”, competindo contra colegas de outros países “com elevada preparação”, reconhece. Apesar de as provas terem corrido bem, não tinha noção dos resultados e se tinha conseguido chegar a um dos três lugares de destaque. “Quando chamaram o meu nome foi uma emoção muito grande. Fiquei sem reacção porque não estava a contar. Só quando ouvi Portugal é que se tornou realidade”, conta. Assume ainda que ser também distinguido como o melhor entre os portugueses deu um sabor especial à vitória. O pódio ficou completo com o segundo lugar da Rússia (campeã desta categoria na edição anterior) e o terceiro lugar da Áustria país que acolheu a prova.

Tudo isto, sustenta o formando, foi conseguido graças a “muito trabalho, esforço, dedicação e persistência” e também muito apoio do CENFIM.

Foto: EuroSkills2021/HansOberländer

Um dia depois de chegar da Áustria, João Teixeira já tinha regressado às aulas. E, apesar de admitir que o ritmo baixou um pouco, garante que vai ser retomado em breve, até porque já está de olhos postos na competição mundial do próximo ano, em Xangai. “Ainda há um longo caminho a percorrer e muito para trabalhar e aprender”, diz o jovem.

O formando do CENFIM Ermesinde acredita que esta conquista lhe pode abrir portas em termos profissionais e que vem mostrar que Portugal tem boa formação e bons técnicos.

“Nos três dias de prova foi muito profissional, focado e concentrado”

Para Dário Pinto, director do CENFIM Ermesinde e chief expert da competição (presidente de júri internacional eleito pelos pares), que também acompanhou de perto a formação do concorrente, garante que a prestação de João Teixeira foi “fantástica”.

“Tinha sido muito bem preparado. E foi um jovem muito sério maduro e trabalhador, que ultrapassou muitos obstáculos pela sua auto-motivação e por encarar isto como um desafio e uma oportunidade”, relata.

“Nos três dias de prova foi muito profissional, focado e concentrado, o que foi reconhecido pelo júri. Quando se souberam os resultados o sentimento foi de total justiça”, assume Dário Pinto.

Foto: EuroSkills2021/HansOberländer

Esta conquista de uma medalha de ouro é uma “prova inequívoca” de que é possível ter níveis de formação para atingir patamares mais elevados, de que Portugal consegue fazer formação “ao mais alto nível” e de mostrar à indústria que os jovens portugueses têm qualidade acima da média, frisa o responsável do CENFIM Ermesinde.

Recorde-se que o EuroSkills é o maior evento de educação e formação profissional da Europa. É organizado de dois em dois anos e “reúne centenas de jovens com idade inferior a 25 anos, de vários países europeus, que competem pela oportunidade de ganhar uma prestigiada medalha na respectiva profissão”.