Chama-se “Ver do Bago nos Santos” e é uma mostra que vai ser inaugurada quinta-feira, às 15h30, na Igreja de Sto. António dos Capuchos, em Penafiel.

A iniciativa é da Rota do Românico em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e propõe aos visitantes fazerem uma “viagem pelas manifestações culturais e artísticas do culto aos Santos” e do ciclo do vinho para compreender de que forma a sua “produção e consumo estão relacionados com a identidade e as celebrações deste território”, refere a Rota.

Esta exposição faz parte de um ciclo de três exposições, que começou em Baião, com a mostra “Vista do Bago nos Mosteiros” e que se estende agora a Penafiel. O objectivo passa por celebrar a “relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega”, refere ainda a Rota do Românico, na sua página.

Na Igreja de Sto. António dos Capuchos pode ser experimentada, por exemplo, “uma instalação, criada a partir da projecção de vídeo sobre um cubo de múltiplas telas”, num espaço que pode ser percorrido por cada um de visitantes, explica a Rota do Românico.

A exposição, patente até ao dia 30 de Janeiro do próximo ano, pode ser visitada de quinta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Às terças e quartas-feiras só com marcação prévia e com grupos com um mínimo de 10 pessoas.