A Escola de Natação do Clube Aquático Pacense participou, no dia 14 de Outubro, Universidade de Coimbra,  na III Convenção Portuguesa de Natação, tendo recebido a Certificação de Qualidade Nível III – Ouro, o mais alto nível de certificação atribuído em Portugal, sendo reconhecida como uma das 10 melhores escolas de natação em Portugal.

Segundo fonte da autarquia, para além da distinção dos atletas e treinadores que mais se destacaram na última época desportiva nas várias disciplinas da natação portuguesa, foram ainda atribuídas as certificações de qualidade às escolas de natação.

O processo de certificação das escolas de natação, iniciado há 4 anos, pretende acrescentar valor a todas as escolas de natação nele envolvidas numa perspectiva de melhoria do ensino da natação em Portugal, como forma de influenciar positivamente o desenvolvimento da natação enquanto modalidade desportiva, de recreação e de promoção da actividade física e saúde.

A certificação das escolas de natação encontra-se dividida em quatro níveis ou patamares: inicial, prata, ouro e excelência, sendo esta certificação progressiva, ou seja, uma escola só pode aceder ao nível II – Prata após alcançar o nível I – Inicial e assim progressivamente.

Depois de na época passada a Escola de Natação do Clube Aquático Pacense ter sido uma das escolas de natação a obter o Certificado de Qualidade Prata – nível II, na presente época a escola de natação pacense ascende mais um patamar deste processo, alcançando o nível III – Ouro.

O nível III – Ouro é o nível mais elevado actualmente possível de alcançar em Portugal, sendo apenas 10, as escolas de natação que atingiram este nível.

A atribuição deste nível de certificação, para além do preenchimento de um vasto conjunto de requisitos técnicos, envolveu ainda uma auditoria de qualidade à escola de natação, centrada sobre parâmetros de caráter didático-pedagógico e organizativo.

Segundo  o coordenador da escola de natação, Pedro Morais, esta distinção encheu a escola de orgulho.

A Convenção da Natação Portuguesa, além da gala de entrega de prémios aos agentes desportivos que mais se destacaram na última época, contemplou, também, um conjunto de conferências sobre o que de inovador se faz nas diversas áreas da natação em Portugal. Foi neste âmbito que o Clube Aquático Pacense foi convidado para apresentar o seu projecto de ensino e estruturação da sua escola de natação.

Refira-se que as Escolas de Natação do Concelho de Paredes foram também certificadas com o nível I.