Díli, a cidade que não era

0

Autor: D. Carlos Filipe Ximenes Belo

Editora: Porto Editora

Preço: €11,00

Livro escrito por D. Ximenes Belo, Nobel da Paz, que fala dos alicerces da construção de Díli, tendo por base vários documentos e artigos antigos sobre a elevação de Díli a cidade.

O livro é constituído por 11 capítulos que contam a história da cidade de Díli desde 1700 até à actualidad, ou seja desde a aldeia piscatória até à cidade cosmopolita que é a única cidade de Timor-Leste.

No final do livro existe um conjunto de 16 páginas com fotografias de vários monumentos ou actividades de Díli, tanto recentes como antigas.

“É preciso amar o espaço para o descrever tão minuciosamente”, diz Marco Dias da Silva, autor do Prefácio. Este livro “é mais um contributo para a memória colectiva de um jovem país independente, para a criação de referências culturais relativas ao património arquitectónico da cidade de Díli, para o reforço da identidade e entendimento da idiossincrasia timorense e estabelecimento de normas protectoras da diversificação cultural nacional, salvaguardando sempre o património intangível edificado”, acrescenta.