DGS deixa de divulgar número de infectados por concelho. Vai verificar dados

Não houve alterações em Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo

0

O relatório deste domingo da Direcção-Geral da Saúde sobre a evolução da COVID-19 no país deixou de actualizar os dados por concelho.

“Este relatório de situação não inclui a actualização da imputação de casos aos concelhos.  A DGS está a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde que ficará concluída durante os próximos dias. A informação apresentada refere-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificações laboratoriais. Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho”, lê-se no documento.

O jornal Expresso tinha dado conta, no sábado, de que havia discrepâncias entre as estatísticas apresentadas pela DGS e o que é documentado no terreno, por laboratórios, universidades e hospitais. Segundo a DGS, o que aparece nos boletins “depende da notificação atempada pelos médicos e laboratórios que identificam os casos em todo o território nacional”, cita o jornal, que deu como exemplo concelhos como o Porto ou Lousada que há semanas não registam novos infectados, sendo que apesar de vários concelhos não terem dados actualizados no boletim oficial continuam a existir admissões COVID-19 nas unidades de saúde pública e urgência locais que identificam casos positivos.

No documento emitido ontem, Portugal soma mais nove mortes e 328 novos casos de infecção devido ao novo coronavírus.

Passa assim a um total de 43.897 casos desde o início da pandemia e 1.614 óbitos. Mais 245 pessoas recuperaram da doença, chegando às 29.017.

Os concelhos de Lousada (347), Paços de Ferreira (326), Paredes (358), Penafiel (185) e Valongo (764), mantêm assim os números de sábado.