“Devemos honrar os que vieram antes de nós, os visionários que construíram as bases para o desenvolvimento de Paços de Fererira”. As palavras foram proferidas pelo autarca local, no dia em que o município assinalou 187 anos de elevação a cidade.

Humberto Brito analisou o percurso do município e foi peremtório em afirmar que Paços de Ferreira “tem sido um exemplo de resiliência e progresso”, por isso, o futuro tem que ser olhado com “responsabilidade”, de forma a “continuar a escrever esta história de sucesso”.

O concelho é “uma terra de oportunidades, onde os sonhos se podem tornar realidade. Temos uma tradição de excelência, na indústria e no comércio” que “nos impulsiona” para os próximos anos.

Tendo em conta estes feitos e todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento de Paços de Ferreira, a edilidade decidiu homenagear 42 instituições e personalidades, algumas a título póstumo, onde se incluem associações desportivas, juvenis culturais, desportivas e sociais.

As que foram constituídas há mais de 25 anos, foi-lhes atribuída a medalha de mérito municipal grau prata. São elas: a AJAF – Associação Juvenil ao Futuro, as associações de Criadores de Capões de Freamunde, Ornitológica de Paços de Ferreira, Recreativa e Cultural de Sobrão e Sebastianas de Freamunde. Ainda, os centros de Cicloturismo de Frazão, Social e Paroquial de Carvalhosa, de Figueiró, o Clube de Caçadores e Pescadores Amigos da Citânia e o Clube Cultural e Recreativo da Trindade. Também os clubes de Caça e Pesca Casa Filipe e de Freamunde, o Ornitológico de Freamunde, os Escoteiros de Seroa Agrupamento 765, os grupos de Amigos os Bravos de Paços de Ferreira, de Danças e Cantares de Frazão, Folclórico da Vila de Freamunde e Rancho Folclórico de Santa Maria de Lamoso.

Também foram entregues as medalhas grau ouro às instituições constituídas há mais de 50 anos, como o Grupo Recreativo 3 de Fevereiro, a Sociedade Colombófila de Frazão e a Santa Casa da Misericórdia local.

Acrescem a Associação Empresarial de Paços de Ferreira e ainda, José Óscar Ferreira da Silva, Rodrigo Pedrosa Francisco, Pedro Filipe Afonso Vieira de Andrade, Hélder Campos Moura, Rui Manuel Alves Carneiro e Samuel da Cunha Santiago e, a título póstumo, António Henrique de Jesus Coelho, Bernardino Carneiro e Paulo Moutinho Martins.
A Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro foi para a Ordem dos Advogados local, a Portos Mobiliário, à Estação da Força Aérea Portuguesa, assim como as associações de Bombeiros Voluntários de Freamunde e de Paços de Ferreira. Ainda a Maria João Neto da Silva, José Manuel Fernandes, António Carneiro Meireles, Artur Ferreira, José Manuel Leão Martins, Padre Arlindo Ferreira Pinto e Aloísio Lobo.