Os serviços da Protecção Civil Municipal de Valongo já destruíram, só este ano, mais de 40 ninhos de vespa asiática. Os últimos foram destruídos, recentemente, em Ermesinde e em Alfena.

A vespa asiática é uma praga que destrói as abelhas produtoras de mel e a sua picada pode ser perigosa para as pessoas. O ninho de vespa asiática ou velutina é semelhante a uma bola de basquetebol e pode comportar até 10 mil vespas. Esta espécie distingue-se da vespa europeia pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

No âmbito do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina ou Asiática em Portugal, os munícipes que avistarem ninhos ou exemplares de vespa velutina deverão comunicar as suas suspeitas através da plataforma http://www.sosvespa.pt, também disponível para smartphone, informa a Câmara Municipal de Valongo. Deverá, sempre que possível, ser anexada fotografia da vespa ou do ninho, para possibilitar a sua identificação.
Em alternativa, poderão contactar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

Qualquer informação comunicada através dos meios referidos será encaminhada para a Câmara Municipal correspondente ao local de detecção/suspeita, que dará o devido seguimento ao processo através da verificação e destruição do ninho.