14 crianças de todo o país juntam-se, sábado, na Casa da Cultura de Paredes, na final do evento ‘Concurso Aprendizes de Inovação Social’, numa iniciativa da Incubadora Regional de Inovação Social, a IRIS, e do Banco Europeu de Investimento (BEI), apoiados pela Câmara Municipal local, a Science4You e a Rádio Popular, avança a assessoria do projecto.
Neste contexto, as crianças vão lidar com os desafios sociais e ambientais no futuro, porque “é imperativo prepará-las e aproveitar, desde já, as suas ideias criativas”. E a melhor forma de as envolvermos nos desafios globais “é através da sua capacitação para o empreendedorismo social”.
No âmbito deste projecto, em curso desde 2018, foi lançado em Março, um concurso online para crianças de todo o país, desafiando-as a submeterem as suas ideias criativas para resolver problemas sociais e ambientais
graves do mundo.

Assim, são 14 crianças os finalistas que se vão juntar em Paredes, a partir das 15h30 num evento, onde vão ser apresentadas as suas ideias criativas que pretendem “resolver problemas globais como a poluição, maus-tratos de animais, problemas ambientais, e até problemas de saúde como os piolhos”, refere a nota.
Subordinado ao tema, ‘Mudar o Mundo’, este projecto envolveu “2456 participantes e encontra-se a ser desenvolvido no município de Paredes junto de 259 crianças e 13 professores do concelho.
De salientar que, a IRIS é uma incubadora de inovação social, que acompanha e apoia o desenvolvimento de projectos de empreendedorismo social. Desenvolve a sua atividade desde 2017 e já acompanhou mais de 50 ideias, desenvolvendo acções de capacitação sobre inovação social que já chegaram a mais de 1500 participantes e resulta da experiência no terreno com mais de 2400 crianças em cerca de 70 contextos educativos.