O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) reforçou o quadro de pessoal com a contratação de 10 enfermeiros e 12 assistentes operacionais, informou fonte do centro hospitalar.

Segundo a mesma fonte, a acrescer à entrada destes profissionais foram também, recentemente, abertas mais cinco camas no Hospital de Amarante e quatro no Hospital de Penafiel, como forma de atenuar os efeitos do acréscimo no afluxo de utentes com necessidade de internamento.

Em comunicado, o CHTS informou que a entrada destes operacionais tem permitido reforçar as equipas para melhorar a resposta assistencial à grande massa populacional da sua área de influência, em particular neste período em que aumenta a afluência ao hospital, especialmente ao Serviço de Urgência.

O CHTS, constituído pelo Hospital de Penafiel e Hospital de Amarante, é um dos maiores centros hospitalares do país em termos de população, servindo uma população de cerca de 540 mil habitantes.

De acordo com o centro hospitalar o reforço de pessoal surge da autorização do Ministério da Saúde para a contratação de 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que “prevê a contratação destes profissionais por tempo indeterminado, na medida em que irão também satisfazer necessidades permanentes de serviço”.

O mesmo centro hospitalar pede, ainda que, nesta época de Inverno, os utentes sigam as recomendações da Direcção-Geral da Saúde sobre as consequências das temperaturas baixas e recorram em primeiro lugar ao SNS 24, através da linha telefónica 808 24 24 24, e aos centros de saúde antes de se dirigirem ao serviço de urgência.