Foto: SC Bike Team

Cerca de 80 ciclistas de 16 equipas participam, no domingo, no I Grande Prémio de Ciclismo Manuel Sousa – Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

A prova de ciclismo de estrada é organizada pela equipa SC Bike Team, em colaboração com a Associação de Ciclismo do Porto, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

“Esta será a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal do escalão de Cadetes (jovens entre os 14 e os 16 anos), e conta com a presença de todas as equipas de ciclismo da zona Norte e Centro. Para o evento contamos com cerca de 80 corredores, que percorrerão duas voltas ao circuito de 33 quilómetros”, explica nota de imprensa da equipa pacense.

O circuito irá passar pelas freguesias de Paços de Ferreira, Frazão e Arreigada, Seroa, Penamaior, Meixomil, Carvalhosa, Figueiró, Raimonda, Freamunde, Ferreira, e novamente Paços de Ferreira.

A concentração será no Parque Urbano de Paços de Ferreira, local escolhido também para acolher a partida e chegada da prova.

“A prova visa homenagear uma pessoa que muito deu ao ciclismo, e representou muito bem a nossa terra, que é o Manuel Sousa, o qual conseguiu não só construir um excelente palmarés enquanto atleta, e participou várias vezes na Volta a Portugal, mas também dinamizou bastante o ciclismo através de várias actividades após terminar a carreira, tendo até sido responsável por uma antiga equipa de ciclismo em Seroa, nas décadas de 80 e 90”, descreve a organização.

“As nossas expectativas são que o evento seja um sucesso ao nível organizativo, nomeadamente ao nível da segurança, na qual queremos apostar forte. Esperamos que haja um bom espectáculo desportivo e competitividade entre os atletas, uma vez que procuramos criar um percurso de dificuldade intermédia, e com alguns pontos de interesse pelo meio, nomeadamente duas metas volantes”, acrescenta nota de imprensa.

O grande objectivo da SC Bike Team é “reavivar a chama do ciclismo” no concelho, divulgando o clube e a escola de ciclismo e promovendo o desporto junto dos mais jovens.

A prova começa pelas 9h30. As equipas inscritas são: Aluminios Cortizo Anova (Espanha), BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais, C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, CCMC-Clube Ciclismo Macedo de Cavaleiros, EFAPEL – Escola Ovar, Fortunna / Maia Formação, Maiatos, NRV – Academia de Ciclismo, SC Bike Team, Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Talho do Povo / S. Pintos-Ramalde, Tensai / Sambiental / Santa Marta, União Ciclismo da Trofa, Vilanovense / COREVA / DUOREP e Vito/Feirense/PNB.

Os prémios a atribuir serão a Camisola Amarela Município de Paços de Ferreira, a Camisola Verde Grupo Martins, a Camisola Laranja Junta de Freguesia de Seroa e a Camisola Branca Remax Atitude, havendo troféu para os cinco primeiros classificados individuais e troféu para as três melhores equipas.

Mais de 120 pessoas estão envolvidas na organização. A prova terá o apoio de 72 a 74 elementos da GNR apeados e 10 a 12 motos batedoras da Brigada de Trânsito além de uma viatura batedora da Brigada de Trânsito, informa a equipa.

A SC Bike Team pede a ajuda da população para que tudo decorra com segurança. “Respeitem as indicações das forças de segurança, e caso sejam mandados parar para passar o ciclismo, saiam das viaturas e possam aplaudir estes jovens, para que o espectáculo desportivo possa ocorrer de forma a ser um sucesso”, apela.