O Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) já tem a funcionar a nova área de Pneumologia do Hospital Padre Américo, uma valência que permite melhorar os cuidados de saúde numa região com a mais elevada taxa de tuberculose do país.

Segundo comunicado do CHTS, as novas instalações que melhoram as unidades de “broncologia” e “função respiratórias”, visam asseguram “maior capacidade de resposta, mais qualidade e segurança”, para profissionais e utentes, num investimento que rondou um milhão de euros.

Assim, o novo espaço está mais “próximo dos gabinetes de consulta externa e todas as salas de exames complementares”, que antes se encontravam em áreas diferentes e afastadas.

Para o CHTS é uma “melhoria significativa” dos serviços que passam ter no mesmo local a área de consultas e exames, não havendo necessidade de se deslocarem a outros espaços do hospital.

 Além disso, como existem mais gabinetes e equipamentos para as provas de função respiratória, haverá uma “maior capacidade de resposta”, sendo que será ainda possível “retomar exames que estavam suspensos”, devido ao contexto de pandemia.

O investimento também incluiu a edificação de uma sala de exames para pediatria, retomando, deste modo, a resposta de um serviço que esteve suspenso, devido à COVID:

 Nos exames de Broncoscopia, a nova sala é agora mais ampla e inclui um espaço “para recuperação do doente que, anteriormente, era feita numa cadeira no corredor, assegura o CHTS no mesmo comunicado.

 Uma sala de desinfeção dos equipamentos, contígua ao espaço onde se fazem exames, é outra das novidade, garantindo uma “maior efectividade e redução de riscos”.

 Ficam ainda criadas condições para estudos mais diferenciados do sono, que poderão ser feitos no CHTS, com internamento de uma noite, em vez de ir a uma entidade externa e fora da região.

Dado que, esta região, tem grande incidência de tuberculose, o CHTS avança ainda que existe um “esforço e empenho”, da unidade hospitalar acabar com as listas de espera para consultas e os “meios complementares de diagnóstico necessários”.