A partir do dia 1 d Fevereiro, os alunos dos segundo e terceiro ciclos e secundário vão poder usar o ‘cartão escolar pré-pago’, que pretende “simplificar e facilitar a vida aos estudantes”. Assim, os pais ou encarregados de educação podem carregar o cartão através de multibanco, MB Way e Payshop, para depois ser usado na “aquisição de refeições, papelaria ou bar, deixando de ser necessário levar dinheiro para a escola”, explica o município.

Esta solução decorre da transferência das novas competências no domínio da educação para os municípios, nomeadamente o de Valongo, que passou a poder articular-se com os agrupamentos de escolas. Numa lógica que passa por “simplificar e ajudar os encarregados de educação na gestão dos serviços escolares dos seus educandos”.

Desta forma, a Câmara Municipal e as escolas pretendem “uniformizar processos e procedimentos, adotando uma solução que agrega, numa só plataforma, nesta caso a SIGA, a gestão de todos os serviços relacionados com refeitório, bar e papelaria. Assim como, com a atribuição de apoios, no âmbito da ação social escolar e de um cartão único que possibilite o acesso aos serviços prestados, não só prestados pela escola, como o bar, a papelaria e reprografia, como pela autarquia, através do refeitório.

Nesta fase, os encarregados de educação estão a receber, via mail, esclarecimentos sobre este processo, bem como as credenciais de acesso à plataforma, na qual deverá ser ativado o Cartão Escolar.

No dia 1 de fevereiro, o novo sistema entra em funcionamento, pelo que se deve, antecipadamente, proceder à ativação deste novo cartão, o carregamento e a marcação de refeições.

Os cartões identificativos de alunos e pessoal docente e não docente serão também substituídos por um novo cartão, que terá a identificação do aluno, do agrupamento de escolas ou escola não agrupada que frequenta.

Qualquer esclarecimento adicional poderá ser solicitado junto dos Serviços de Educação, através do e-mail desas@nullcm-valongo.pt, pelo telefone 224 227 900 ou no site da Câmara Municipal de Valongo.