Depois de já ter sido aplicado nas freguesias de Aguiar de Sousa, Astromil e Sobreira, o projecto social de policiamento de proximidade da Câmara Municipal de Paredes – “Paredes na Rota da Protecção do Idoso” – vai avançar para o trabalho de campo em Recarei, para identificar situações de isolamento social parcial ou total.

Segundo a autarquia, desde o início do projecto já foram visitadas mais de 300 famílias, 86 das quais sinalizadas por estarem em situação de isolamento social.

“Para ajudar a resolver as situações sinalizadas mais prementes foi necessária a intervenção social com recurso a trabalho articulado com algumas IPSS das freguesias: 10 munícipes, alguns deles em situação de precariedade extrema, foram acolhidos em centros de dia e oito passaram a beneficiar de apoio domiciliário”, explica a mesma fonte, em nota de imprensa.

O projecto “pioneiro” no país está no terreno desde 2015 e pretende fazer um levantamento de todas as freguesias do concelho. Tem como público-alvo os munícipes com 65 anos de idade ou mais, mas pode abranger adultos com idade inferior, desde que em situação de dependência e sem rectaguarda familiar.

Paredes na Rota da Protecção do IdosoElementos da Polícia Municipal e uma técnica superior de serviço social da autarquia visitam os idosos, assegurando um policiamento de proximidade.

“O concelho de Paredes tem mais de nove mil habitantes com idade superior a 65 anos, cerca de quatro mil dos quais com mais de 75 anos”, refere a Câmara Municipal.

“Não se trata de um projecto orientado apenas para os que vivem sozinhos mas para toda a população sénior, propensa ao isolamento e alvo fácil de burlões. Este projecto surge porque, diz a sabedoria popular, é melhor prevenir do que remediar”, salientou Hermínia Moreira, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Paredes, durante a apresentação que decorreu, esta segunda-feira, na Junta de Freguesia de Recarei.