A Câmara Municipal de Lousada, tal como aconteceu o ano lectivo passado, está a oferecer duas obras produzidas sobre Lousada aos alunos do 4.º e do 6.º ano das escolas do concelho.

“Contos do rio que corre”, da autoria do escritor Álvaro Magalhães, é a obra destinada aos alunos que terminam o 1.º ciclo, frequentam o 4.º ano, e “O caderno de JB encontrado em Lousada”, de António Mota, para os finalitas do 2.º ciclo, que se encontram no 6.º ano de escolaridade.

Estas duas obras originais cujas narrativas se desenrolam no território do Lousada estão a ser oferecidas aos 1200 alunos de ambos os ciclos de ensino.

Para o vereador da Cultura, Manuel Nunes, “é importante promover os hábitos de leitura junto dos mais novos, promovendo a consciência cívica, histórica e ambiental e despertando um olhar crítica face ao mundo que os rodeia”. “Estamos a dar continuidade à oferta de duas obras literárias escritas propositadamente para os alunos do concelho. Ao longo destes dois anos, estas duas obras chegaram às mãos de 2400 alunos, por isso, é com orgulho que nos afirmamos, cada vez mais, como um concelho a ler”, acrescenta.

Livros têm como cenário Lousada

Durante a entrega de livros aos alunos do 6.º ano na EB2,3S de Lustosa, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, destacou junto dos mais novos que “ler é benéfico”. Relativamente ao livro “O caderno de JB encontrado em Lousada” o autarca afirmou que os jovens vão “certamente gostar de ler esta história, que retrata as questões colocadas por alguém da vossa idade, e que tem a particularidade de ter como cenário Lousada”.

A Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, Ernestina Sousa, enfatizou ainda que “a promoção da leitura junto dos mais novos é extraordinariamente importante, tanto mais quanto neste projeto ela é reforçada pela entrega personalizada dos livros em contexto escolar”.

Concurso literário para alunos do concelho

A autarquia, em pareceria com a Rede de Bibliotecas de Lousada, vai realizar o I Concurso Literário “Ler Lousada”, tendo como princípios fundamentais a criação e consolidação de hábitos de leitura e escrita, bem como a promoção da escrita criativa e expressão literária, valorizando a cultura. “A prática regular de actividades de leitura e escrita são fator primordial de bom e saudável desenvolvimento intelectual das crianças e dos jovens, estimulando a sua imaginação e criatividade, potenciando a aquisição de competências e de valores de cidadania”, defende a autarquia.

Novo projecto literário para o próximo ano lectivo

Um novo projecto editorial destinado aos alunos do 3.º ciclo das escolas do concelho de Lousada está já a ser preparado.

De acordo com o vereador da Cultura, trata-se “de uma obra que pretende reflectir, de forma criativa, dinâmica e inovadora, acerca dos desequilíbrios ambientais que assolam o futuro próximo e do impacto que terão no nosso quotidiano”. A obra, de ficção, está concluída no início do próximo ano lectivo e versa, mais uma vez, o território de Lousada.