Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara de Valongo promove a Semana da Prestação de Contas. Como aconteceu no ano passado, a iniciativa decorre online devido à pandemia Covid-19.

“Não sendo possível percorrer fisicamente as cinco freguesias do concelho, a apresentação será disponibilizada através das redes sociais do município, a partir das 21h30 de hoje”, refere nota de imprensa. 

A Prestação de Contas visa “envolver os cidadãos nas decisões que lhes dizem respeito, mas também para combater os populismos que ameaçam os sistemas democráticos, sobretudo em tempos de crise”, defende o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.

Citado em nota de imprensa, o autarca salienta que no site do município podem ser acompanhadas, por exemplo, as despesas extraordinárias relacionadas com o combate e a prevenção da Covid-19, “que só em 2020 ultrapassaram um milhão e meio de euros”. 

Falando dos indicadores da governação nos últimos sete anos, José Manuel Ribeiro realça a redução do prazo médio de pagamentos a fornecedores para apenas dois dias; a redução da dívida em 54% (de 54.052.293,76€ em 2013 para 24.582.909,84€ em 2020) e o aumento do investimento público superior a 450%. “De 2014 a 2020, não só reduzimos a dívida para menos de metade, como também investimos quase 40 milhões de euros por todo o nosso concelho em obras estruturantes e projetos âncora e identitários da nossa terra”, diz.