A vereadora do pelouro do turismo da Câmara de Paredes, Beatriz Meireles, deu a conhecer esta manhã, durante a apresentação do projecto de auto-construção da Árvore de Natal em madeira, que decorreu na Casa da Cultura, algumas das actividades que vão integrar o programa e a agenda de animação natalícia.

Além da árvore de Natal em madeira que ficará exposta na Casa da Cultura e que a vereadora do pelouro considerou ser um atractivo para o concelho de Paredes, será instalada uma outra árvore de Natal no Parque José Guilherme e um comboio de Natal que percorrerá várias artérias da cidade e que ajudará os munícipes a conhecer as infra-estruturas culturais existente na cidade, à semelhança do que já aconteceu no ano passado.

Falando da programação de Natal que irá perdurar até aos Reis, Beatriz Meireles defendeu que a animação proposta assume-se como diversificada, envolvendo vários actores locais, tendo como finalidade não apenas assinalar a quadra, mas promover o comércio local, nesta altura do lado, envolvendo os cidadãos nas muitas propostas que vão decorrer até Janeiro.

O parque José Guilherme será palco de um concerto do artista Toy e do grupo de cavaquinhos de Baltar, um musical do Peter Pan, realizando-se nos dias 8, 9,15, 16 de Dezembro o Mercado de Natal que irá contar, uma vez mais, com um programa de animação para toda a comunidade, com destaque para o artesanato tradicional e urbano, produtos gastronómicos da época, licores, compotas, entre outros.

A autarca explicou que o Mercado de Natal tem como propósitos promover o comércio local, fomentar a compra de produtos locais, tradicionais e estimular o convivido dos agregados familiares, nesta altura do ano. O Mercado de Natal irá contar, também, com uma carrinha do Pai Natal, numa colaboração com o Rotaract de Paredes, que convidará as famílias a posarem para as fotografias natalícias e um musical infantil.

No dia 31 de Dezembro, na passagem do ano, está agendado um concerto com a presença  do artista Mário Pedrosa e um outro grupo cuja presença ainda não está confirmada, vários dj´s com a presença dos bares do concelho.

Na Loja Interactiva de Turismo estará patente uma exposição alusiva ao Natal com a participação das escolas do concelho.

O âmbito da animação de Natal está, igualmente, previsto um concerto com a presença do duo Luís Meireles, na flauta, e Maria José Guedes, no piano, do Conservatório de Música do Porto que desde 1995 têm realizado centenas de concertos na Europa, Estados Unidos, Cuba e Singapura.

A Casa da Cultura irá, ainda, ser palco de uma feira de antiguidades, cinema, um espectáculo de magia de Natal, do Conservatório do Vale do Sousa e do Conservatório de Música de Paredes, um concerto do Orfeão Altis Clube de Paredes e da Orquestra Ligeira do Vale do Sousa.

Na Igreja de Paredes decorrerá um concerto de Natal na freguesia de Sobrosa, um espectáculo de guitarra portuguesa no âmbito do “Young Guitar Masters”.

Na primeira sexta-feira do mês de Dezembro, o destaque vai para o café literário especial Natal e o serviço educativo.

O programa irá integra, também, uma marcha solidária com a presença das bandas filarmónicas do concelho para angariar verbas para a aquisição de uma cadeira de rodas para uma menina especial, animação de rua e uma exposição de árvores de Natal na rotunda com a colaboração das escolas, assim como um espectáculo de patinagem chamado Coco, da Disney, pela Associação Desportiva de Patinagem Artística de Paredes.

O cartaz de Natal volta, ainda, a promover a iniciativa Montras de Natal, numa parceria entre a Câmara Municipal de Paredes e a ASEP – Associação de Empresas de Paredes que vai uma vez mais desafiar os comerciantes a decorar as montras com o propósito de dinamizar o comércio tradicional, tornando-o mais apelativo.

“É uma programação extensa, diversificada, direccionada a todo o público e que promete trazer muita animação ao concelho”, declarou a autarca.