Todos sabemos da importância dos nossos soldados da paz, na defesa da nossa comunidade.

Os nossos Bombeiros, sejam voluntários ou não, têm um papel decisivo nas nossas vidas, e devem ser acarinhados de forma permanente e não apenas sazonal.

Ser Bombeiro é muito mais que combater fogos.

Estes heróis, são socorristas, fazem o transporte de doentes, actuam em cenários imprevisíveis e muitos deles horrendos, controlam situações de alto risco, em suma, estas mulheres e homens fazem e dão tudo em prol do lema: “ Vida por Vida”.

É pois, mais que justo que os diferentes agentes, seja à escala nacional, regional ou local, não só elogiem e reconheçam este trabalho que é uma missão quotidiana, como ajudem efectivamente.

Há anos a fio, que me venho a bater, juntamente com os colegas da vereação, para que o nosso município por exemplo, adquira a expensas próprias a mais que necessária auto – escada e a coloque ao serviço das nossas corporações, integrando a mesma o dispositivo distrital para esse efeito.

Apelo igualmente para que os diferentes agentes com responsabilidade nessa área, a começar pelo responsável máximo da protecção civil no concelho que é o presidente do município, a honrarem as promessas que são feitas, nomeadamente nos anos eleitorais.
É bom ouvir simpáticas palavras e compromissos, mas os anos passam, e as mesmas nem sempre são honradas.

E neste particular da protecção civil, Penafiel pode e deve fazer mais, apesar daquilo que tem feito, mormente ao nível do apoio social aos nossos Bombeiros ser muito meritório e um bom exemplo.

Mas é preciso mais, e Penafiel não se pode congratular apenas pelo razoável ou bom. Temos que ser Muito Bons… a nossa cidade e concelho exigem esta visão e dimensão global.

E devemos ser dos Melhores na área do Socorro e da Protecção civil, até porque temos as melhores corporações e os melhores Bombeiros.

Vejam os feitos que os mesmos recorrentemente conseguem alcançar para nossa alegria e satisfação.

É pois desejável e exigível,  que todos façamos um trabalho e apoio, pelo menos proporcional, à qualidade e vitórias dos nossos Bombeiros.

Quero com isto dizer, que vemos municípios perto de nós, que apoiam e de que forma as suas corporações, designadamente com a aquisição de veículos, com a constituição das EIP – Equipas de Intervenção Permanente – em que parte do valor destas equipas é suportado pelo estado central e a outra parte pelos municípios, que são uma indiscutível mais valia para um melhor e eficaz combate às diferentes ignições que possam surgir.

Se os outros podem fazer e as corporações acham benéfico, porque não fazer o mesmo em Penafiel?

É evidente que tal acarreta custos, mas com a proteção civil não podemos olhar a poupanças sem justificação aparente – pois o poupar na área do socorro, pode redundar em danos gravíssimos para  a nossa comunidade.

Mais vale prevenir que remediar…

Se o município de Penafiel, se congratula ( e bem), por estar numa situação financeira folgada (o que já foi contraditado nos fóruns próprios), tem que ser consequente na sua actuação; dizer e fazer, não ficar pelas boas intenções ou divulgação de notícias…

E na área da protecção civil, é uma boa forma do município demonstrar que de facto aquilo que propala é verdadeiro, e dotar as nossas corporações de melhores condições e meios para eficazmente defender a nossa população.

Esperemos que as coisas sejam feitas atempadamente, para depois não se tentar remediar, o que pode não ter remédio possível!