Chegou ao fim a 6.ª edição do Quartel Electrão, tendo sido recolhidas, pelas 159 associações humanitárias de todo o país inscritas, mais de 2410 toneladas de resíduos eléctricos e de pilhas.

A campanha, promovida pelo Electrão e que tem como objectivo envolver os bombeiros voluntários e as populações circundantes no encaminhamento dos equipamentos eléctricos e electrónicos usados, assegurando que são correctamente reciclados, decorreu entre Janeiro e Novembro de 2021.

Segundo a organização houve “uma grande adesão” e os “resultados superaram expectativas”. Foram recolhidas 13 toneladas de pilhas, 22 toneladas de lâmpadas e 2375 toneladas de equipamentos eléctricos usados.

Houve corporações da região a participar, tendo conquistado prémios as de Lousada e Paço de Sousa (Penafiel).

A grande vencedora foi a corporação dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, que conquistou o primeiro prémio absoluto, um veículo ligeiro de combate a incêndios do tipo florestal.

Mas os Bombeiros de Lousada ganharam o segundo maior prémio, arrecadando 5000 euros convertíveis em equipamento de protecção individual.

No total a corporação recolheu, com a ajuda da população, mais de 106 toneladas de resíduos, sendo 105.660 quilos de resíduos eléctricos e electrónicos, 460 quilos de lâmpadas e 40 quilos de pilhas.

Em declarações na sessão online da entrega de prémios, o presidente da associação humanitária, Antero Correia, afirmou que os Bombeiros de Lousada se juntaram a esta iniciativa para “ajudar a retirar estes materiais do meio ambiente” e “obter benefícios para a associação”. “É uma iniciativa louvável porque ajuda os bombeiros e a que as pessoas sejam empenhadas para ajudar os bombeiros ajudando o ambiente”, assumindo-se como uma mais-valia para todos, disse.

“Com este prémio vamos adquirir equipamentos de protecção individual. Não ficamos frustrados por não ganhar. É um orgulho ter ficado em segundo o lugar. O objectivo principal era contribuir para limpar o concelho e retirar muito daquele lixo que acaba na verba das estradas e montes, o que foi assegurada”, entende o presidente da corporação.

“Temos feito uma aposta muito grande com o equipamento de protecção de bombeiros. Temos de zelar pela protecção destes homens e mulheres que põem as vidas em risco” e este prémio será um contributo nesse sentido, sustentou.

Já os Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, em Penafiel, conseguiram o Prémio Regional Norte que dá acesso a 750 euros em cartões pré-pagos de combustível. Recolheram quase 34 toneladas de resíduos (33750), sendo 32808 quilos resíduos electrónicos, 530 quilos de pilhas e 412 de lâmpadas.

Foi a primeira vez que a corporação se juntou à campanha e entrou “directamente para o pódio regional”. Num vídeo divulgado pela organização, o Oficial Bombeiro Joaquim Cruz referiu que “o Quartel Electrão é sem dúvida uma grande ajuda para os Bombeiros de Paço de Sousa e ajuda a alcançar objectivos desejados”, assumindo-se, ao mesmo tempo, como “um incentivo à população para reciclar e a proteger o ambiente”.

O projecto teve grande impacto na população local, tendo esta aderido “em força”. Este “prémio monetário fará toda a diferença na tesouraria da associação”, já que as “despesas são muitas e diárias” e “as receitas e apoios nem sempre são suficientes”, disse Joaquim Cruz.

Da região, participou ainda a corporação dos Bombeiros Voluntários de Freamunde que, apesar de não conquistar nenhuma prémio, conseguiu, com a ajuda da população, recolher quase 30,7 toneladas de resíduos: 29610 quilos de resíduos electrónicos, 672 quilos de lâmpadas e 380 quilos de pilhas.