Foto: Câmara de Lousada

As boas práticas dos municípios é o tema das XV Jornadas do Ambiente, iniciativa organizada pela  Câmara Municipal de Lousada, agendado para o dia 16 de Novembro, cuja abertura vai contar  a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e do presidente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado.

O tema desta edição tem como base a “Políticas Públicas Locais e Sustentabilidade: Desafios e oportunidades para os Municípios”.

Além  dos temas direccionados  para os pequenos, médios e grandes municípios, vão estar em destaque a Estratégia Municipal de Lousada  para a Sustentabilidade. O município de Vimioso, um dos que irá marcar presença nas jornadas, vai apresentar o tema Parque Ibérico de Natureza e Aventura e o município de Viana do Castelo vai apresentar o Prémio Natura 2000 Awards – Escola da Natureza e de Torres Vedras o Prémio Green Leaf 2015.

Em debate  vão estar, igualmente, os projectos vencedores das autarquias de Vila Real, com o “Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real”, de Guimarães, que obteve o “Prémio Município mais Sustentável EcoXXI 2017”, e de Setúbal, sendo apresentada a “Estratégia Municipal para o Ambiente”.

Inserido nas Jornadas do Ambiente vai ser apresentado o segundo número da revista Lucanus – Ambiente e Sociedade, coordenada por João Carvalho, da Universidade de Aveiro.

Para a organização, além da questão da sustentabilidade e da preservação do meio e dos recursos ambientais, estas jornadas pretendem escalpelizar conceitos como os da eficiência dos recursos, a sua preservação para as gerações futuras, o bem-estar físico e económico das comunidades e a qualidade de vida.

“Nas políticas públicas do século XXI a sustentabilidade é incontornável e acarreta inúmeras oportunidades, mas também desafios”, lê-se na nota que nos foi enviada pela organização que acrescenta que estas jornadas pretendem construir um debate sobre soluções de sustentabilidade, desde a energia à água, passando pela conservação da natureza e a economia circular.

“Representam uma mostra de projectos criativos e inovadores e um espaço de partilha sobre a superação de obstáculos, espelhando boas práticas e o melhor que se faz em Portugal, em abordagens de proximidade implementadas pelos municípios de norte a sul do país, num contexto de responsabilidade ambiental e social”, lê-se, ainda, na nota que nos foi facultada.

No encerramento dos trabalhos vão ser entregues os prémios relativos ao Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável”.