Foi inaugurada, no passado sábado, com a presença do Bispo do Porto, a exposição Arte in Excelsis, que conta com património artístico e religisoso do concelho de Valongo.

“Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo e ainda o Santuário Diocesano de Santa Rita e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto expõem o seu património na exposição Arte in Excelsis, que conta ainda com uma peça representativa de Cristo na Cruz, da autoria do escultor Jorge Curval”, refere nota de imprensa da autarquia, falando de um legado material que vai do séc. XIV ao séc. XX. Trata-se de um conjunto de peças de arte sacra, objectos litúrgicos e paramentos, pinturas com animação multimédia, painéis de luz com fotografias inéditas e uma projecção de vídeo sobre o património construído.

“Pretendemos dar uma nova projecção à marca património religioso, sensibilizando o público para a sua invulgar riqueza, que importa valorizar e promover, no bom exemplo de cooperação entre o Estado, que é laico, e a Igreja. Mais do que uma montra de peças de arte, a abertura desta exposição ao público, é essencialmente um instrumento de conhecimento”, disse José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, entidade responsável pela exposição.

“É a arte para o povo e cujo mecenas/proprietário é o povo. E isso diz tudo”, sustentou o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, segundo nota de imprensa.

A autarquia refere ainda que, paralelamente a esta mostra, foram instaladas no eixo histórico da cidade três esculturas da autoria de Jorge Curval, alusivas a três momentos dos “Santos Passos da Paixão da Cristo”, recuperando uma tradição secular do concelho. A peça Passo Segundo – “A Queda” pode ser vista na Rua do Sol, junto à Praça Machado dos Santos; a Passo Quinto – “Verónica”, na Rua de S. Mamede, junto ao Museu Municipal; e a Passo Sexto – “Filhas de Jerusalém”, na Rua de Sousa Paupério.

A exposição Arte in Excelsis poderá ser visitada até 31 de Dezembro, no Museu Municipal Valongo, sendo obrigatória a marcação através do telefone 222 402 033 ou do email dct@nullcm-valongo.pt . A entrada é gratuita, com horários e número de visitantes condicionados às normas impostas pela Direcção-Geral da Saúde, em vigor.