Fotografia: Jorge Benido

A Banda Musical de São Martinho conquistou o primeiro prémio no prestigiado festival «Diffwinds» – Differdance International Festival for Winds, que se realizou em Differdange, no Luxemburgo, e que contou com a presença de várias bandas e filarmónicas internacionais, como os Estados Unidos da América, Polónia, Suíça, Grécia, Líbano e Luxemburgo.

Segundo o presidente da Banda Musical de S. Martinho de Campo, Jorge Benido, este prémio foi sinónimo de trabalho e dedicação vocacionado para o concurso que, acima de tudo, levou a banda a atingir capacidades e níveis que, em contexto normal, não conseguiria.

“Este é um dos propósitos que nos levou a estar presentes neste evento. Esta distinção tem um lugar de honra no nosso espólio. Este prémio serve para que os alunos da nossa escola percebam e acreditem que com trabalho e afinco se consegue performances de elevado nível que culminam com a apreciação positiva do público, mas acima de tudo do seu próprio brio enquanto músicos e “amantes do associativismo”, disse, salientando que este concurso internacional permitiu à Banda evoluir.

“No momento da partida o Maestro disse-nos que ‘já tínhamos’ ganho! Já tínhamos ganho capacidades técnicas que conseguimos evoluir e desenvolver, tínhamos ganho qualidade em termos de afinação, articulação e outros requisitos básicos para a execução de uma obra musical. Foi com este espírito humilde e confiante que saímos, conscientes que o prémio estava muito além de uma taça e um diploma, mas sim no desenvolvimento dos padrões qualitativos dos nossos músicos”, frisou.

Ao Verdadeiro Olhar, Jorge Benido declarou que a escolha do repertório e a execução do mesmo terão sido fundamentais para que a Banda arrecadasse o primeiro prémio.

“Tivemos o prazer de ter a companhia do presidente da Câmara e do seu Adjunto, José Manuel Ribeiro e José Manuel Carvalho, que estiveram presentes durante todo o fim de semana e na atribuição dos prémios e acompanharam-nos na cerimónia de hastear da bandeira nacional que o senhor embaixador nos presenteou”, expressou, sustentando que a Banda Musical de São Martinho já endereçou um convite ao embaixador português para quando estiver por Valongo visitar a instituição.

Na deslocação ao Luxemburgo, a Banda Musical de São Martinho fez, também, acompanhar pelo presidente da Junta de Freguesia, Alfredo Sousa, e da anterior presidente da Banda, Raquel Martins.

Jorge Benito realçou, também, que durante esta semana, a Banda Musical de São Martinho vai já começar a preparar o Concerto do próximo domingo, na feira do Livro de Ermesinde, onde irá partilhar o palco com Tozé, dos Perfume.

“A longo prazo, estamos a preparar o arranque do próximo ano lectivo da nossa escola de música, onde estamos a preparar algumas surpresas e novidades”, acrescentou.