Fotos: Prozis/Miro Cerqueira e Paulo Natividade

Dois atletas da região, de Paredes e Penafiel, vão representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de Trail que serão disputados em Maio de 2018, em Penyagolosa, em Espanha.

Quer Bruno Coelho quer Marisa Vieira se qualificaram para integrar a Selecção Nacional de Trail pelos resultados alcançados no AXtrail®series, circuito de corrida de montanha nas Aldeias do Xisto, disputado na Lousã, no passado fim-de-semana.

Ambos os atletas participaram no Ultra Trail Aldeias do Xisto – UTAX, prova rainha do evento, com 110 quilómetros. Esta era a última prova do Prozis Campeonato de Ultra Endurance da Associação de Trail Running de Portugal e os vencedores conquistavam também a Taça de Portugal de Ultra Endurance e o acesso directo à Selecção Nacional de Trail.

Foto: Paulo Natividade

Marisa Vieira, da equipa Dr. Merino/4moove, venceu a Taça de Portugal de Ultra Endurance 2017, com o tempo de 15:32:37. Esta foi a primeira vez que a atleta de Luzim, Penafiel, participou numa prova de Ultra Endurance.

Começou no trail em 2014 e, desde 2016, Marisa Vieira compete no campeonato ultra. Fez esta prova especificamente à procura de um lugar nos mundiais. “Vou continuar a trabalhar e dar o meu melhor para representar Portugal”, afirma. Entre os títulos conquistados pela penafidelense estão o de campeã nacional sénior de ultra trail e o de 3.ª melhor da geral feminina, no ano passado.

Já Bruno Coelho não ganhou a prova mas conseguiu “um segundo lugar com sabor a primeiro”, garante. Com o tempo de 12:53:31.830, o atleta de Paredes que compete pela Satecnosoloutdoor/Lasportiva conseguiu um objectivo que já perseguia há cerca de três anos: ir a mundial. Apesar de se ter perdido nos primeiros quilómetros da prova, “tecnicamente complicada e uma das mais difíceis do país”, conseguiu manter o foco na meta que era ter um lugar na selecção nacional.

Foto: Prozis/Miro Cerqueira

O atleta espera agora conseguir ajudar a equipa a ter um melhor resultado em termos colectivos. “Temos um dos grupos mais fortes das últimas participações em mundiais. Em termos pessoais, espero ficar no top 10”, adianta.

Bruno Coelho compete desde Setembro de 2013 e já foi vice-campeão do circuito endurance, tendo vencido já três provas durante este ano.