Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de PenafielCaros leitores, antes de mais, BOM ANO para todos!

No passado fim de semana, decorreu na nossa Aldeia de Figueira mais uma edição do Há Festa na Aldeia e do fantástico Auto dos Reis Magos.

Uma multidão de gente acorreu à Aldeia. Era dia de festa, afinal.

Era dia de passear e aproveitar o sol, apesar do ar frio que se fazia sentir. Nada que um bom agasalho não resolva.

Era ver as crianças a correr e a saltar à beira da enorme fogueira; pais a recordar os seus tempos de menino com os jogos tradicionais e a tentar ensinar aos seus filhotes como se jogava na sua infância. Explicando-lhes que, naquele tempo, eram aquelas as suas brincadeiras, pois não havia telemóvel, iPad ou PS4. Brincavam na rua ao pião, à macaca, entre outros. Velhos e bons tempos, todos diziam.

É assim a Festa na Aldeia de Figueira. Um permanente retorno às memórias passadas. Uma saudosa viagem ao passado, avivando essas mesmas memórias, trazendo à rua os sabores e saberes da terra e das suas gentes.

Com muita música, animação, bons petiscos, jogos tradicionais e artesanato, assim se passaram dois dias em beleza numa aldeia pequenina, mas com um encanto enorme.

O Auto dos Reis Magos é aquele momento pelo qual todos esperam. Foi para isso que 75 figurantes ensaiaram e dedicaram muitas horas e muitos dias do seu tempo. Horas e dias que roubaram à sua família, aos seus amigos, muitos ao trabalho, mas que vale a pena. De tudo o que de bem acontece em Figueira por estes dias de Janeiro, eu atrevo-me a destacar uma coisa: o amor daquela gente à sua terra e ao seu passado. A honra que têm em trabalhar para manter viva esta tradição da recriação do Auto dos Reis Magos. O quanto se esforçam para que tudo corra bem. O quanto se dedicam a fazer tudo com extremo rigor e responsabilidade. Vale, de facto, a pena apostar na preservação do nosso património, sobretudo quando as gentes da terra vivem de forma tão intensa as suas tradições.

Parabéns a Figueira! Parabéns a todos aqueles que tanto trabalharam, directa ou indirectamente, para que o sucesso fosse, mais uma vez, possível. Penafiel agradece!

Já a terminar, e porque falámos em tradições, relembro que no próximo domingo, no pavilhão de feiras e exposições, às 14h, tem lugar mais um Encontro de Cantares das Janeiras, onde 33 associações do concelho marcarão presença para cantar e encantar com as suas canções. Fica aqui o convite a todos os nossos queridos leitores para aparecerem e passarem uma bela tarde na nossa companhia.