Foi aprovado, em reunião de Câmara, o projecto da Academia Profissional do Vale do Sousa, em Paços de Ferreira, um espaço de educação e formação profissional que visa aumentar as competências dos cidadãos e trabalhadores e contribuir para uma maior capacidade competitiva das empresas. A construção vai acontecer no quarteirão circulado pela Avenida Dr. Jaime Barros e a Rua da Escola Secundária, junto ao Pavilhão Municipal.

“Tendo vindo a funcionar com os recursos existentes da Profisousa – onde funciona a Escola Profissional Vértice –, mostra-se necessário preparar o futuro desta instituição (que é também a Academia), dotando-a de espaços capazes desta sua nova missão, bem como conceber a possibilidade de crescer para áreas que o sector do mobiliário vai exigir, nomeadamente na criação de um centro de experimentação e desenvolvimento de produtos, bem como para eventuais necessidades de certificação”, explica a Câmara, que lançou o projecto juntamente com a Associação Empresarial de Paços de Ferreira e a colaboração de 27 empresas.

Segundo a autarquia, o edifício pretende dar resposta a um conceito diferente na educação profissional, “sendo um sistema educacional muito prático e técnico assente em pressupostos mais vocacionados para as oficinas de trabalho e as aulas práticas”.

Haverá em dois volumes principais que se integram no edifício já existente da Escola Vértice.

“No volume maior serão desenvolvidas as salas de aula com salas preparadas para variadíssimos tipos de aulas teóricas e práticas, com capacidade máxima de 600 alunos. Todo o edifício se desenvolve em espaços polivalentes, com paredes desenhadas para serem rebatidas conforme a função pretendida. Perante o tipo de função deste espaço, o edifício ainda integra um auditório capaz de albergar 150 pessoas na sua totalidade. No segundo volume, serão as salas das oficinas com capacidade mínima para 34 alunos, com a possibilidade de aumentar a sua capacidade e ainda o espaço positivo com os devidos serviços de apoio (casas de banho, gabinetes administrativos e bar)”, descreve nota de imprensa.

A Academia vai contar com formação profissional; laboratórios especializados (Design / Shopfloor/ Digital) e estágios; technology scouting/breakout sessions; e um business club que conta já com 27 empresas do concelho e que já deu origem a projectos de formação/acção a decorrer em dezenas de empresas, bem como a um projecto de transferência de tecnologia em parceria com uma instituição de ensino superior.