Além das obras na Bacia do Sousa e na Bacia do Vizela, já concluídas, a Câmara de Lousada anunciou agora a conclusão do subsistema de drenagem de Águas Residuais da Bacia do Mezio.

A obra de 650 mil euros visou “optimizar os sistemas existentes e melhorar a qualidade do serviço prestado às populações”, em “alta” e em “baixa”.

“Desta forma, procedeu-se à instalação das redes em ‘baixa’ de drenagem de águas residuais na bacia do Mezio, por parte do município de Lousada e na instalação dos interceptores necessários para concluir o subsistema em ‘alta’ do Mezio, por parte da Águas do Norte, através de uma parceria entre as duas entidades”, adianta nota de imprensa. As intervenções foram co-financiadas pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recurso.

Em 2020 entrou em funcionamento a Estação Elevatória de Sousela, que serve a Rua da Moimenta e a Rua do Pinhão. Foi terminada, recentemente, a empreitada do prolongamento do Interceptor do Mezio, pela Águas do Norte, que a curto prazo vai permitir ligar a rua de S. Cristóvão e a Rua das Cavadas.