A Câmara de Lousada adquiriu, recentemente, por 200 mil euros, os 3,6 hectares da Quinta de Vila Pouca, em Meinedo. A propriedade, agora pública, localiza-se na margem direita do rio Sousa e integra a Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

“A casa solarenga representa um importante património histórico e cultural do concelho e é onde vai ser sediada a Área da Paisagem Protegida do Sousa Superior recentemente constituída, prevendo-se também um espaço museológico para a consagração da memória de Duarte Leite, antigo embaixador e primeiro-ministro de Portugal”, adianta a autarquia.

A mesma fonte sustenta que aqueles terrenos têm importante valor de conservação, incluindo “uma alameda de tílias centenárias e com porte para serem consideradas de interesse nacional, uma faia monumental, várias espécies protegidas (como o tritão-palmado), entre outras preciosidades”. “Em termos florísticos, e antes das mais recentes intervenções, este local era o mais diverso do concelho, com mais de 200 espécies de plantas nativas registadas. Esta diversidade deve-se à diversidade de habitats ali presentes: matos, bosques, galeria ripícola e, ainda, o jardim da casa senhorial, que ainda apresenta resquícios da vegetação ornamental características dos jardins históricos da região”, informa nota de imprensa.

O município explica ainda que pretende “restaurar toda a funcionalidade ecológica do espaço, bem como a beleza do jardim e espaços humanizados, valorizando e devolvendo dignidade a toda a área”.

Paisagem Protegida Local do Sousa Superior em discussão até dia 10

Depois de ter sido aprovada a classificação de 1609 hectares, o regulamento da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior está em discussão pública até ao próximo dia 10 de Novembro.

O documento visa estabelecer os órgãos de gestão da PPSS, o modelo de funcionamento, os actos e actividades condicionadas e proibidas, bem como o regime de financiamento previsto, nos termos da legislação aplicável.

Os interessados podem consultar a proposta de Regulamento e pronunciar-se, através de documento próprio, disponível no mesmo endereço, até ao dia 10 de Novembro.