António Ribeiro, de 75 anos, do Movimento Sénior de Sousela e Rosa Magalhães, de 71 anos do Movimento Sénior de Pias, foram eleitos Miss e Mister Sénior de Lousada, uma iniciativa da Câmara de Lousada que contou com a presença de 21 participantes de vários movimentos seniores do concelho.

Ao Verdadeiro Olhar, António Ribeiro, mostrou-se radiante pela distinção e mostrou-se surpreendido pela escolha do júri.

“Não estava nada à espera. Quando ouvi o meu número nem queria acreditar que tinha sido eleito. Tiveram de me empurrar para o palco, pois não queria acreditar no que tinha acabado de ouvir”, disse, salientando que foi a primeira vez participou neste desfile.

“Este ano optei por me inscrever e participar e ainda bem que o fiz porque é um evento único. Vive-se um ambiente  saudável, existe companheirismo e convívio entre todos”, adiantou, manifestando que estas iniciativas contribuem para promover o bem-estar dos idosos, combater o isolamento e ajuda a valorizar a terceira idade.

“Entristece-me quando verifico que alguns jovens não valorizam os mais idosos. Alguns até acham que a partir dos 70 já somos velhos. As pessoas com mais idade, pela sua experiência, saber e conhecimentos acumulados têm muito para dar e como tal devem ser valorizadas. São, em muitas situações, indispensáveis às famílias, aos netos e temos de ser capazes de aproveitar esses conhecimentos e esses ganhos”, avisou, salientando que além do convívio estas acções contribuem para promover a auto-estima e auto-realização dos mais idosos.

António Ribeiro apesar de estar inscrito no Centro Social e Paroquial de Sousela, assumiu ser uma pessoa autónoma que passa a maior parte do tempo em casa, gosta do contacto com a terra, cultiva batatas, hortaliças e produz vinho.

“Tenho mais de três mil litros de vinho. Faço a poda, colho as uvas. Faço tudo. Não sou pessoa de me dedicar muito ao café. Gosto de jogar cartas ao sábado e ao domingo”, avançou.

Rosa Magalhães, miss sénior Lousada, confessou estar, igualmente, radiante com a opção do júri mas reconheceu que os demais concorrentes também foram dignos representantes dos seus movimentos seniores e contribuíram, para fazer deste um evento, um momento ímpar que lotou o auditório municipal de Lousada.

“Quero deixar uma palavra de apreço aos meus colegas e concorrentes dos demais movimentos seniores que foram excepcionais. Sabemos que não podemos ganhar todos. Sinto-me extremamente orgulhosa, alegre e agora que fui eleita vou tentar dignificar esta causa, contribuir para a inclusão e dignificação dos idosos na comunidade e na sociedade em geral”, disse, recordando que há dois anos fui eleita Miss Fotogenia, pelo Movimento de Meinedo.

Falando do concurso Miss e Mister sénior Lousada, Rosa Magalhães reconhecer tratar-se de uma iniciativa ímpar no município que além de contribuir para o envelhecimento activo dá um forte contributo para a valorização dos mais idosos.

A eleita miss sénior de Lousada realçou, também, o contributo dos vários movimentos seniores, dos voluntários que durante o ano trabalham afincadamente  com os idosos seja na promoção de idosos, seja na inclusão social dos mesmos.

A este propósito, Rosa Magalhães enfatizou que os movimentos seniores são fundamentais para a promoção e adopção de estilos de vida saudáveis e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, incrementando a sua autonomia funcional.

Rosa Magalhães além da paixão pelo palco, faz teatro do  Teatro Experimental Magnetense, assumindo-se, também, uma apaixonada pelo boccia, actividade que –  garantiu  – ajuda a promover a actividade física e estilos de vida saudáveis e ajuda a fomentar a participação social e comunitária.

José Luís Magalhães,75 anos,  mister simpatia, do movimento de Pias, mostrou-se igualmente gratificante pela distinção.

“Senti uma alegria profunda. Foi a segunda vez que participei, mas não há duas situações iguais. O ambiente que se respira, o apoio dos voluntários e o carinho das pessoas é verdadeiramente indescritível”, avançou, frisando que estas actividades dão “saúde e ajudam a valorizar a própria vida”.

José Luís Magalhães enfatizou, também, o trabalho da autarquia, da vereadora da acção social, Cristina Moreira e a todos os actores e parceiros envolvidos.

“É a melhor coisa que se faz para quem trabalhou uma vida inteira”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, relevou o papel dos movimentos seniores no concelho, dos voluntários e instituições sociais no concelho assim como da necessidade de continuar a promover medidas concertadas com os parceiros sociais em prol dos idosos e dos mais vulneráveis.

“Perderemos grande parte da nossa vida sem valorizarmos aquilo que temos e este evento é determinante porque prova que a vida deve ser vivida com alegria, a vida é uma dádiva, não há limites de idade para ser feliz”, afiançou, manifestando que a iniciativa Miss e Mister sénior de Lousada é um exemplo para as gerações mais novas.

 O autarca destacou, também, que a Câmara Municipal de Lousada, tem como uma das suas preocupações o isolamento da população idosa, apontando o projecto “Movimento Sénior”, como sendo vital para a promoção do envelhecimento activo através da oferta de um conjunto de actividades de educação/formação que estimulam um estilo de vida activo e contribuem para incrementar o bem-estar e o convívio intergeracioanal.

Falando dos movimentos seniores, o edil explicou que o protejo apresenta como população alvo, indivíduos com idade igual ou superior a 55 anos, residentes no concelho e que evidenciem interesse em participar.

O seu desenvolvimento tem como base a parceria da câmara com entidades executoras, que na maioria dos casos é a Junta de Freguesia, sendo constituídos ao nível das freguesias, grupos de idosos que são dinamizados, por norma, por voluntários recrutados pelo Banco de Voluntariado de Lousada.

O chefe do executivo recordou, ainda, que o projecto movimento sénior contribui para a aquisição de ganhos no relacionamento interpessoal.

Foram, também, atribuídos os prémios Miss Simpatia a Maria Odine, de 83 anos, do Movimento Sénior de Nespereira, Miss Fotogenia a Joaquina Martins, de 74 anos, do Movimento Sénior de Silvares, e Mister Fotogenia a José Teixeira, de 72 anos, do Movimento Sénior de Macieira.

Os 21 participantes foram escolhidos pelos restantes elementos de todos os Movimentos Seniores. A concorrente mais velha tem 88 anos, sendo a média de idades dos participantes os 72 anos.

 O desfile foi composto por três categorias: casual, desportiva e traje de festa.

O júri foi composto pelo Padre Paulo Godinho, pela Prof.a Guilhermina Oliveira e pela jovem Miss Lousadense, Sílvia Moura.

A apresentação do concurso esteve a cargo do jovem actor Gonçalo Meireles a que se junta animação musical do Conservatório do Vale do Sousa, da Universidade Sénior do Autodidacta de Lousada e do Lousadense José Ferreira.

A iniciativa, contou, ainda, com a presença Amâncio Coelho, participante no concurso Got Talent Portugal.