Foi no início do mês que a atleta Ana Costa, natural de Caíde de Rei, Lousada, bateu o recorde nacional dos 500 metros femininos Sub23 e de juniores com a marca 1’12″29, que pertenciam a Lucrécia Jardim e Carla Sacramento.

O feito foi conseguido em “casa”, na Pista de Atletismo de Lousada, numa competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo.

A atleta diz-se orgulhosa por ter conseguido ultrapassar a marca de “duas atletas de grande referência no atletismo a nível mundial”.

“Sempre acreditei que fosse possível conquistar o recorde nacional de juniores, tendo a noção de não era de acesso fácil e que para isso tinha de dar o meu melhor e as condições envolventes tinham de estar favoráveis. Mas quando me dou conta que também bati o recorde de sub-23 fiquei sem palavras, mergulhada numa grande alegria”, explica, citada em nota de imprensa.

Esta conquista, revela, dá motivação para continuar a trabalhar.

Prestes a completar 18 anos, Ana Costa vive no Porto e vai candidatar-se ao ensino superior.

Compete desde 2011 e é detentora de muitos recordes regionais e nacionais e inúmeros títulos de campeã, tanto regionais como nacionais.

Desde a época 2017/2018 representa o Boavista Futebol Clube, tendo já passado por vários clubes, nomeadamente o Clube Atletismo do Tâmega, o Maia Atlético Clube e o Atlético Clube do Porto.

Quer a atleta quer o treinados consideram a pista de Lousada uma das melhores do país. “A seguir ao Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Lisboa, é a segunda melhor a nível nacional, pois tem todas as condições necessárias para que tanto a nível profissional como lúdico se possa realizar um excelente treino. É propícia para obtenção de bons resultados e tem também um grande factor a favor da conquista de grandes marcas que é o facto da quase inexistência de vento”, descrevem, segundo nota de imprensa da autarquia.