O Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Vilela acolheu, na sexta-feira, uma mega aula de zumba promovida no âmbito do projeto AMEA teens, do programa MUN-SI. Trata-se de uma iniciativa que apoia famílias de baixo estatuto socioeconómico com adolescentes maiores de 12 anos. Paredes é um dos cinco concelhos do país onde estas actividades estão a decorrer.

Objectivo é combater a obesidade infantil

O projecto AMEA decorre nos municípios de Paredes, Odivelas, Oeiras, Águeda e Figueira da Foz, sendo coordenado, no concelho de Paredes, pela nutricionista Marta Ferreira. As famílias participantes são identificadas pelos municípios e o projecto centra-se na promoção da saúde em adolescentes, consistindo em visitas domiciliárias por um nutricionista que acompanha os adolescentes, numa estratégia de mudança para um estilo de vida mais saudável, explica nota de imprensa da autarquia.

Incluem-se nas acções a avaliação do estado nutricional, o aconselhamento individual e a planificação alimentar, assim como idas ao supermercado para orientação na aquisição de produtos alimentares saudáveis de acordo com o rendimento familiar, a participação em workshops de cozinha saudável com chefs locais e actividades de grupo dirigidas aos adolescentes, nomeadamente Facebook challenge e actividades nas escolas.

Esta mega aula de zumba é um dos exemplos destas actividades e foi ministrada por membros do AMEA teens, que trouxeram à Escola Secundária de Vilela, como convidados, participantes do programa televisivo “O Peso Certo”. A iniciativa contou com uma forte adesão dos alunos.

O MUN-SI é um programa de promoção da saúde infantil em municípios, em que o papel das autarquias é determinante, e pretende dar uma resposta interventiva e interactiva à problemática da obesidade infantil, procurando a sua prevenção ao nível municipal com base em acções contínuas e sustentáveis por períodos de um a quatro anos.