Foto: DR

Três agrupamentos de escolas da região estão entre os vencedores da 1.ª Edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania – 2020/2021. Trata-se de uma iniciativa que visa “reconhecer e distinguir escolas que desenvolvam práticas educativas e projectos de cidadania promotores do desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã, no respeito pela dignidade humana no exercício da cidadania plena, na solidariedade para com os outros, na diversidade cultural, na inclusão e no debate democrático”.

Durante um ano, o Agrupamento de Escolas de Alfena (Valongo), o Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa (Penafiel) e o Agrupamento de Escolas de Sobreira (Paredes) vão poder ostentar o selo de “Escola Gandhi”, que “distingue escolas que estimulam a participação activa na construção de sociedades mais justas, solidárias, igualitárias e inclusivas, no quadro da democracia e da defesa dos direitos humanos”.

“Ser uma ‘Escola Gandhi’ significa ser uma escola que ensina a estar, a conhecer e a escutar os outros, uma escola que promove o bem-estar e a não violência e uma escola que dá liberdade à criatividade e ao conhecimento divergente”, explica o Ministério da Educação.

A cerimónia de entrega do “Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania”, este ano subordinado ao tema “Bem-estar animal”, aconteceu no Centro Hindu em Portugal, em Lisboa. Foram 30 as escolas ou agrupamentos de escolas vencedores, de uma lista de 50 projectos finalistas que incluem jardins sustentáveis, programas educativos, projectos de intervenção comunitária e campanhas de sensibilização.

As distinções foram entregues pelo primeiro-ministro António Costa, que presidiu à sessão. A cerimónia contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Embaixador da Índia em Portugal, Manish Chauhan.

Imagem: DR

O Agrupamento de Escolas de Alfena venceu com o projecto “Jardins sustentáveis (Ghandi)”, coordenado pelos docentes António José Gil Vicente Soares Gomes, Paula Raquel Cavadas e Angelina Rosa Gonçalves Pinho e que envolveu alunos das turmas A e B do 11.º ano; turma A do 12.º ano e turma C do 9.º ano (implementação no terreno).

“Este projecto consiste no compromisso das diversas turmas do agrupamento, de adopção de espaços a céu aberto nas áreas envolventes do edifício da escola secundária, promovendo a sua recuperação e manutenção. Promove a educação ambiental pro-activa tendo por base o desenvolvimento sustentável proporcionado pelos ecossistemas naturais existentes na área de Alfena. É neste âmbito que promove o ‘Bem-estar animal’, pois são criadas condições para que aves, anfíbios e insectos promotores de bons serviços ecossistémicos, se instalem nos nossos espaços, através da colocação de ninhos artificiais, charcos e hotéis para insectos, para além de uma grande biodiversidade autóctone que serve de sustentação ao ecossistema. Com isto pretende-se uma redução nos gastos de energia e água utilizados na manutenção dos jardins da escola, para além de evitar a necessidade da utilização de pesticidas, herbicidas e fertilizantes artificiais”, lê-se na descrição do projecto. (Vídeo do agrupamento de Alfena aqui)

Já o Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa foi distinguido pelo projecto “Porque Eles Sentem…”, sendo a responsável Rosa Lourenço – Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, mas que contou com o apoio e colaboração de inúmeros docentes dos diferentes estabelecimentos de ensino do agrupamento. Todos os alunos participaram, mas “com voz mais activa” destacam-se as turmas do 1.º e 5.º anos que trabalharam o domínio Bem-estar animal; as turmas de 6.º ano com o tratamento estatístico do questionário; a turma de 7.º C com a produção de cartazes alusivos a associações; os 8.º anos com a construção de bandas desenhadas baseadas em histórias reais e os 9.º A, B , C e F na realização de vídeos (promocional, o trabalho de um voluntário de uma associação e diversas reportagens de casos de adopção).

Foto: DR

Em nota de imprensa, Rosa Lourenço explica que face à preocupação dos alunos com o problema do abandono animal, “a equipa do clube de voluntariado/solidariedade, o es”PAÇO” ASA, e os professores que leccionam a Cidadania e Desenvolvimento decidiram aceitar o desafio”. O tema foi trabalhado em diversas disciplinas e o projecto teve dois momentos, sendo o primeiro com foco para o conhecimento de toda a problemática e o segundo para a sensibilização e divulgação. “Foi criado o canal Youtube Cidadania em Acção, onde se dá a conhecer o trabalho realizado à comunidade educativa, sensibilizando-a para o flagelo do abandono animal, para a adopção responsável e incentivá-la para boas práticas com os animais e para a mudança de comportamentos”, refere. Rosa Lourenço defende que este projecto permite “aproximar as crianças e jovens ao mundo real, o que permite a contextualização do conhecimento, pois através da interacção das suas próprias experiências, eles têm aprendizagens significativas”. “Os próprios alunos reconhecem ter aprendido algo novo e ter ficado mais envolvidos e/ou alterado condutas quando presenciam situações de abandono, tornando-se cidadãos mais activos e reflexivos. Desta forma desenvolvem um exercício de cidadania informada, atenta e responsável”, assinala a coordenadora, salientando que toda a comunidade educativa se envolve, incluindo na campanha de angariação de bens para o Canil Municipal de Penafiel. (Vídeo do Agrupamento de Paço de Sousa aqui)

Imagem: DR

Por último, o Agrupamento de Escolas de Sobreira venceu com o projecto “Bem-estar Animal – Animais de Companhia”, da responsabilidade das docentes Adélia Pires e Teresa Lobo. Participaram as turmas do 7.ºB (23 alunos), 7.ºD (11 alunos), 8.ºA (19 alunos), 9.ºC (14 alunos) e alunos com NEE do 10.ºA (3 alunos), sendo envolvidas as disciplinas de Educação para a Cidadania, Ciências Naturais, Vida na Comunidade, Saúde e Segurança, Educação Física e História. Segundo a descrição do projecto foi feito um diagnóstico junto da comunidade local sobre o bem-estar animal dos animais de companhia, tendo os alunos feito a análise estatística e elaborado uma newsletter sobre o tema para “alertar e elucidar a comunidade local para informações desactualizadas que tenham a nível do bem-estar animal, assim como a actualização da legislação sobre a temática e desmistificar ideias preconcebidas sobre animais de companhia”. Os alunos desenvolveram ainda uma campanha solidária de angariação de bens alimentares e de higiene para apoiar e entregar numa associação local de protecção animal e realizaram uma palestra, para a comunidade escolar, sobre a temática do bem-estar animal. (Vídeo do Agrupamento de Sobreira aqui)

O ‘Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania’ é uma iniciativa do Ministério da Educação, destinada a alunos dos ensinos básico e secundário, que visa reconhecer e distinguir agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, bem como estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, que apresentem projectos de cidadania promotores do desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã, enquadrados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.