Fotografia: CPN_Basket

O coordenador da secção de basquetebol do Clube de Propaganda da Natação (CPN) e treinador das Sub-16 Agostinho Pinto foi convidado pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), para ser treinador principal da Selecção Nacional Sub-18 e treinador adjunto da Selecção Nacional Sénior Feminina.

Ao Verdadeiro Olhar, o técnico da secção de basquetebol do Clube de Propaganda da Natação destacou que o convite que lhe foi feito pelos responsáveis pela Federação Portuguesa de Basquetebol é motivo de orgulho e regozijo para a cidade e para o CPN.

O técnico da selecção nacional de sub-18 justificou, ainda, o convite que lhe foi endereçado pelos resultados obtidos pela selecção nacional de sub-16 e sub-17.

“Fui convidado no ano de 2016. Já era seleccionador nacional de sub-16 e como no ano anterior conseguimos no europeia divisão A, ou seja, 1.ª divisão, a medalha de prata, frente a potencias europeias e mundiais como Espanha, França, Rússia e outras. À data, este foi o resultado mais importante na história do basquetebol em Portugal nos seus 90 anos de existência. Esta façanha levou-nos posteriormente à participação no Campeonato do Mundo de sub-17 e como a grande maioria das atletas seriam sub-17 acumulei as duas selecções”, expressou, salientando, que na altura, foi quase o processo natural treinar as sub-18.

Ao nosso jornal, Agostinho Dias Pinto, relevou o trabalho que o CPN tem vindo a desenvolver em prol da modalidade, formando atletas de alto nível, com chamadas às selecções distritais e nacionais.

“Enquanto treinador do  CPN de sub-16, a minha prioridade foi fazer crescer atletas como pessoas e como jogadoras de basquetebol de forma a chegarem ao mais alto nível, ou seja, selecções distritais e nacionais. Procurei, também, levar o clube a fase final nacional e tentar revalidar o nosso titulo de campeãs nacionais”, avançou.

Agostinho Dias Pinto  assegurou, também, que como coordenador quer do CPN e NCRValongo ou seja Basquetebol 2020, conseguiu fazer de Valongo um dos maiores pólos de basquetebol quer em quantidade de atletas com em qualidade.

O técnico principal da selecção feminina de sub-18 garantiu, ainda, que pretende manter as  funções de coordenador do CPN com as de seleccionador nacional-

“Pretendo manter uma vez que os períodos de maior trabalho das selecções nacionais acontecem no período de férias escolares ou Verão, Além disso estou a acumular funções de coordenador do NCRValongo”, afiançou.

Agostinho Dias Pinto encontra-se, presentemente, em estágio em São Pedro do Sul, naquele que é o primeiro estágio de preparação para o Europeu que se realiza na Áustria de 4-13 de Agosto de 2018, onde estão duas atletas do CPN, Mariana Pereira e Leonor Carvalho.

“o nosso objetivo é ganhar mais de 50% dos jogos”, acrescentou.

Partilhar
Artigo anteriorAno novo, luta nova!
Próximo artigoO pião de Valongo
Jornalista