Protocolo já foi assinado

Os 94.560 utentes inscritos nos centros de saúde do concelho de Valongo vão ter acesso, “de forma universal e equitativa”, a consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS), adianta nota de imprensa da Câmara Municipal de Valongo. Segundo a autarquia, o protocolo com a ARS Norte foi hoje assinado em Lisboa.

O município vai investir 46.951 euros na aquisição dos equipamentos necessários para as consultas. Já os custos da ARS Norte com os recursos humanos (Médico e Assistente de Medicina Dentária) estão estimados em 33 mil euros/ano e as obras (também a cargo da ARS Norte) para instalação do consultório, sistema de informação e comunicações deverão custar cerca de 15 mil euros, adianta a mesma fonte.

“Através deste esforço conjunto do Ministério da Saúde e do Município de Valongo vamos garantir equidade no acesso à rede de cuidados de saúde primários, reforçando o SNS, uma das maiores conquistas do nosso sistema democrático e um exemplo que coloca Portugal no topo a nível mundial”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. “Não poderíamos deixar de estar na linha da frente no que respeita aos cuidados de saúde oral, garantindo consultas gratuitas para os cidadãos mais vulneráveis”, acrescentou o autarca.

Os utentes que não estiverem isentos pagarão apenas a taxa moderadora correspondente à consulta.

1 Comentário

  1. Ena, tantos felizardos…
    Mas onde vão ser feitas as consultas?…
    Na USF SANTA JUSTA não será de certeza, pois tem falta de funcionários, enfermeiros, mas sobretudo falta de MÉDICOS!
    (Nesta área dos médicos, constam nomes no mural colocado, que eu não vi uma única vez!…)
    Venham médicos, deixem os dentes em paz!

Comments are closed.