No âmbito do projecto Plantar Lousada, nomeadamente das campanhas que arrancaram no final do ano passado, a “Plantar Lousada no seu Quintal” e “Plantar Lousada no Natal”, já foram entregues mais de 8.000 árvores nativas a cerca de mil munícipes lousadenses, informa a autarquia.

Mas, destaca a mesma fonte, a campanha que oferece árvores a quem mora em Lousada para plantar no quintal continua até Fevereiro e ainda existem milhares de carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros, azevinhos, faias e cedros, entre outras espécies, para oferecer. O objectivo é “tornar Lousada mais verde”.

Desde o início do projecto, as várias campanhas e acções no terreno já permitiram plantar cerca de 28 mil árvores com a ajuda de mais de três mil voluntários, refere a Câmara Municipal. “Estas árvores vão garantir benefícios ecológicos no futuro, como a melhoria da qualidade do ar, a protecção dos solos, a regulação da temperatura e a beneficiação da biodiversidade”, sustenta nota de imprensa.

Há novas acções de plantação agendadas para sábado, dia 12, no Monte Crastinho, e 19 de Janeiro, na Casa de Juste. Os interessados em participar devem inscrever-se no site da autarquia. Da mesma forma quem pretender efectuar pedidos de árvores gratuitas pode fazê-lo no mesmo local ou no Ecocentro Municipal, em Boim.

Recorde-se que o Plantar Lousada tem como objectivo “renaturalizar ou restaurar, do ponto de vista ecológico, áreas degradadas ou sensíveis, combatendo as alterações climáticas e beneficiando a fauna e a flora autóctones” e “fomentar a consciência ambiental e envolver pessoas e entidades nas questões da gestão ambiental”.