Foram homenageados, no domingo, durante as cerimónias que assinalaram os 180 anos do concelho, com a Medalha de Méritos Municipal, 70 antigos funcionários da Câmara Municipal de Paredes, que se aposentaram durante os mandatos de Celso Ferreira como presidente da câmara, ou seja, desde Outubro de 2005 até à actualidade.

“Decidimos recuperar um compromisso que assumi, em 2005, que é o de reconhecer o trabalho. Vamos assim homenagear todos aqueles que, desde que sou presidente da Câmara, chegaram ao fim de uma longa vida de trabalho”, explicou o autarca.

“Homenageámos presidentes de câmara, vereadores, presidentes de junta e dirigentes associativos, mas os funcionários do município também deram um importante contributo, pelo que é apenas normal que nos lembremos deles neste momento. Tendo a Câmara Municipal centenas de funcionários, hoje evocamos os que já não trabalham connosco mas que não queremos esquecer”, disse ainda Celso Ferreira.

Durante a sessão solene, decorreu também a palestra “Paredes no contexto da Batalha de Ponte Ferreira”, por Paulo Caetano Moreira, alusiva às Guerras Liberais do século XVIII, entre cartistas e absolutistas. No sábado, já tinha sido realizado o lançamento do livro, publicado pela Câmara Municipal, «Paredes – Traços de uma Identidade», da autoria de Ana Loureiro, na Biblioteca Municipal.

As cerimónias terminaram no auditório do Conservatório de Música de Paredes, onde se ouviu o hino de Paredes interpretado pelo Coro e pela Orquestra de Sopro do conservatório. Foi ainda descerrada uma placa alusiva à criação do concelho, em frente ao edifício do Conservatório de Música e da sede da Junta de Freguesia de Paredes.