Foi inaugurada, no passado dia 4, na Biblioteca Municipal de Penafiel, a exposição do 1.º concurso de fotografia “Ilustre Amarantino 2016” que tem como tema o poeta Teixeira de Pascoaes, um dos maiores nomes da poesia portuguesa do século XX.

A mostra, que estará patente até ao final do mês, é composta por três cenários relacionados com o poeta de Amarante, como “Rua da Cadeia”, “Café Bar” e “Criativo”.

“É com muita satisfação que recebemos na nossa Biblioteca Municipal esta exposição sobre os lugares marcantes da vida do poeta Teixeira de Pascoaes. Quero felicitar as entidades que se uniram para criar este concurso de grande interesse para as pessoas de Amarante e da região do Tâmega e Sousa”, afirmou Susana Oliveira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel.

No mesmo dia foi ainda apresentado, no auditório da Biblioteca, o livro “Desertor 6520” de José Claudino da Silva, um autor natural de Penafiel. A apresentação esteve a cargo de Henrique Martins.

“Foi aqui, na Biblioteca de Penafiel, que se cimentou o meu gosto pela leitura. Devorava imensos livros e aos 13 anos de idade já lia autores como Eça de Queirós. É com nostalgia que regresso à Biblioteca como escritor”, disse o autor.

O livro “Desertor 6520” aborda a problemática da Guerra Colonial e os motivos que conduziram ao fim da Guerra.