Fo5to: Freepik (DR)

35 enfermeiros e 22 técnicos auxiliares de saúde vão manter-se, com contrato, nos serviços de Medicina Interna e Contingência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, avançou hoje em comunicado a Unidade Local de Saúde Tãmega e Sousa.

Estes profissionais tinham sido contratados para o plano de contingência do inverno anterior e vão continuar na instituição, de forma a manter “a capacidade de resposta em dois dos serviços hospitalares com maior procura e volume de atendimento de utentes”, refere a nota de impresa, acrescentando que a Medicina Interna “é uma das áreas com maior pressão assistencial, visto que é transversal a várias especialidades médicas e desenvolve atividade no serviço de urgência, internamento, hospital de dia e consulta externa”.

Já a Contingência gere, a par com a urgência, “a pressão assistencial característica deste serviço, permitindo alargar a capacidade de resposta do hospital em períodos de maior procura”, sustenta a ULSTS.

O presidente do Conselho de Administração da unidade destacou “rapidez” com que este processo foi resolvido com o Ministério da Saúde. Henrique Capelas acredita que este “reforço do quadro de pessoal”, nomeadamente de enfermeiros e técnicos auxiliares, “permite manter a resposta em serviços absolutamente estratégicos”.

A ULS Tâmega e Sousa enumera ainda que o Plano de Execução Orçamental, para o período 2024-2026, prevê a admissão de “um total de 358 enfermeiros e 137 técnicos auxiliares de saúde”, permitindo “melhorar a capacidade assistencial e a resposta à população dos 11 concelhos abrangidos” por esta estrutura.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here