O projecto “Color Add”, que pretende sensibilizar os mais novos em Lousada para o daltonismo, identificou 18 crianças do quarto ano daltónicas nos vários agrupamentos do concelho.

Dos 506 alunos do quarto ano analisados no total, segundo dados do município, três raparigas e 15 rapazes foram considerados daltónicos. Em causa, estiveram quatro agrupamentos, 27 estabelecimentos de ensino, 30 professores e cinco ópticas envolvidas.

No Agrupamento de Escolas de Lousada, dos 121 alunos, uma rapariga e quatro rapazes foram diagnosticados com daltonismo. Já no Agrupamento de Escolas Lousada Norte, foram encontrados cinco rapazes daltónicos, num total de 127 alunos.

O Agrupamento de Escolas Lousada Este encontrou, entre os seus 122 alunos, duas raparigas e dois rapazes daltónicos. Em Lousada Oeste, dos 94 alunos, dois rapazes foram diagnosticados com daltonismo.

No caso dos dois estabelecimentos de ensino privados no concelho, entre os 42 alunos do quarto ano analisados, foram encontrados dois rapazes daltónicos.

Em todo o mundo, existem cerca de 350 milhões de daltónicos, sendo que a prevalência é maior nos homens, um em cada dez. Destes, 90% precisa de ajuda na escolha da roupa e 73% sentiu vergonha da cor escolhida.

Esta iniciativa consistiu na realização de acções de sensibilização da comunidade educativa, na entrega de material escolar com o código Color Add, permitiu o contacto com a visão daltónica com vista a sentir os constrangimentos e fez o diagnóstico precoce com optometristas. Além disso, este projecto pretende também tornar as bibliotecas escolares mais inclusivas pela cor.

O código Color Add é utilizado de forma universal, transversal e inclusiva para que as pessoas com dificuldades consigam identificar as cores, representadas através de símbolos gráficos.

Esta actividade é do pelouro da Educação em colaboração com o pelouro da Acção Social, no âmbito do Ano Municipal da Educaçã, à qual se associaram a Casa dos Óculos, Mais Óptica, Opticália, Multiopticas e Óptica de Lousada.