Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

No âmbito do projecto “guarda-rios” estão regularmente a ser monitorizados 60 troços de 250 metros de linhas de água do concelho de Lousada.

Segundo a autarquia, já se envolveram mais de mil voluntários que ajudaram a remover 12.000 litros de lixo dos rios e ribeiras, a eliminar invasoras e a plantar mais de 1200 árvores em galeria ripícola.

A mesma fonte adianta que as últimas acções envolveram grandes plantações junto aos moinhos de Pias, na ribeira de Caíde e no rio Mezio, em Casais.

“Também foram já realizadas mais de 120 acções de fiscalização formal em que as entidades competentes intervieram em situações de ilegalidade”, refere a Câmara.

A autarquia adianta ainda que reforçou o Plano de Leitura Ambiente com a publicação do “Manual do Guarda-Rios”, uma obra que explica procedimentos de limpeza e desobstrução de linhas de água, regras de segurança e boa conduta ambiental durante as monitorizações das linhas de água, incluindo também um mini-guia de campo, para que os voluntários possam facilmente identificar a fauna e a flora mais comum nas linhas de água. “É uma obra fundamental para a formação das patrulhas de Guarda-Rios ou para novos voluntários que se queiram juntar ao projecto”, defende o município.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here